Serviço de abastecimento de água reforçado em V.N. de Poiares

2020-11-10

A Águas do Centro Litoral reforça, a partir de hoje, o serviço de abastecimento de água a Vila Nova de Poiares, através da entrada em funcionamento de duas ligações de abastecimento de água. Duas empreitadas que vêm reforçar o serviço de qualidade em abastecimento de água em Vila Nova de Poiares, num investimento total de 910 mil euros.

A sessão foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e contou com a presença do Presidente de Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, dos membros do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares (Presidente do Conselho de Administração) e Filipa Alves e Sandra Santos (Administradoras) e do Administrador da Águas de Portugal, João Pedro Neves, entre outros.

A primeira empreitada consistiu na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que permitem a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova).
Uma obra, cujo investimento rondou os 260 mil euros e permite, em muito, melhorar a disponibilização em contínuo de água a quatro pontos de entrega e reservatórios municipais, abrangendo cerca de 900 habitantes dos dois municípios.
Como entidade responsável pela captação e tratamento de água, a AdCL fornece uma água de qualidade, garantida pela qualidade das origens, pelos processos de tratamento e pelo controlo analítico ao longo de todo o sistema de abastecimento, desde a captação, tratamento até à distribuição às entidades gestoras em “baixa” (câmaras municipais, Águas de Coimbra e outros).
A água da AdCL é uma água tratada, de excelente qualidade, sujeita a análises diárias, cumprindo os requisitos legais nacionais e europeus. Um serviço de qualidade que permitirá, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final. Mais de 900 habitantes da região vão, assim, passar a ter uma água de qualidade e quantidade.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira entrou em funcionamento em 2011 e teve um investimento total de mais de 9 milhões de euros cofinanciado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53%, permitindo servir as freguesias de Penacova e Vila Nova de Poiares, através do rio Mondego.
Este Subsistema serve, assim, as freguesias de Penacova, Friúmes, Oliveira do Mondego, Paradela, São Paio de Mondego, São Pedro de Alva e Travanca do Mondego, Lorvão, Figueira de Lorvão, Sazes do Lorvão (Município de Penacova) e as freguesias de Lavegadas, São Miguel de Poiares, Arrifana e Poiares (Santo André) (Município de Vila Nova de Poiares), representando cerca de 25 mil habitantes.
O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira incluiu a construção de uma Estação Elevatória, seis Reservatórios e cerca de 41 km de condutas adutoras, e ainda a remodelação da ETA da Ronqueira e das Captações, já existentes, bem como de quatro Estações Elevatórias (que servem os Reservatórios de Albarqueira, Arrifana, São Pedro Dias e Travanca do Mondego).

Com vista a garantir a disponibilidade de água de qualidade para todos, foi, também, concluída a empreitada de execução da conduta adutora Outeiro do Crasto – Entroncamento que vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo município, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais.
Esta obra, cujo investimento rondou os 650 mil euros, consistiu na construção de uma conduta adutora, de cerca de 7 km de extensão, que interliga o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.
As intervenções previstas inserem-se numa ótica de otimização energética da conceção do sistema de adução aos reservatórios que abastecem o município, sendo de componente civil, hidráulica e eletromecânica, com a instalação de nós de ligação a montante e a jusante da adução, adaptados com os devidos sistemas de controlo e regulação às infraestruturas existentes.
A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas da AdCL e do Grupo AdP - Águas de Portugal, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, tendo implementado um Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE), que integra um conjunto de metas e objetivos para o período 2017-2020, que permitirá melhorar o seu desempenho energético.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram