Bem-Vindos à AdCL
800 
     23 23 30

Mural de aquário gigante em Águeda

2020-11-18

AdCL associa-se ao município de Águeda e recria aquário gigante, na zona ribeirinha. Uma pintura artística, alusiva à campanha “O Mar Começa Aqui”, que visa a sensibilização da comunidade para a preservação da qualidade ambiental.

A iniciativa de amanhã marca a renovação da parceria de colaboração ambiental entre a AdCL e a ABAE, no âmbito da campanha "O mar começa aqui", tendo como anfitrião o município de Águeda.

Valorizar, conservar e proteger são alguns dos objetivos definidos pela AdCL na materialização deste projeto, na sua área de intervenção, tendo por objetivo a sensibilização da comunidade para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.

Esta intervenção pictórica, dinamizada por Tiago Hacke, artista ambiental, transmite a sensação de caminhar dentro de água, um mergulho pela visualização e conhecimento das espécies nativas de água doce, o rio Águeda, meio hídrico no qual desagua a água das sargetas/ sumidouros.

Em estilo de oceanário, ao percorrer o local, pelas tonalidades azuis esverdeados intensos, será possível visualizar um trintão, ruivacos, bogas, lúcios, barbos, lampreias, a mítica lontra europeia, uma alusão à mascote da AdCL, entre outros peixes autóctones da região.

A AdCL salienta ainda a pertinência desta iniciativa pelo desconhecimento da sociedade de que as sarjetas/ sumidouros servem apenas para recolher e transportar as águas das chuvas até ao meio hídrico.

A carência de respeito e valorização para com o meio ambiente, visível na incorreta deposição de lixo na via pública, predominando as beatas, plásticos e papel é uma problemática emergente.

Urge a necessidade de reforçar a educação se sensibilização ambiental. Nesse sentido, à semelhança da campanha “O Cano é que Paga”, ativada pela AdCL fruto da incorreta rejeição dos resíduos sólidos na sanita e ralo, a empresa pretende reforçar a valorização do ambiente junto da comunidade, desta feita através da consciencialização de que a via pública não é um caixote do lixo, recorrendo à campanha “O mar começa aqui, o mar começa em ti”, em parceria com a ABAE.

Materializando a valorização do meio ambiente, esta pintura artística integra a participação de jovens alunos, do concelho de Águeda, estimulando de forma criativa a consciencialização ambiental e paixão pela arte plástica. Através de sublimes pinceladas, vão dar forma visual à sensibilização para a conservação das espécies através da consciencialização para a não poluição das áreas de escoamentos pluviais.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram