Os Sistemas de Telegestão da AdCL permitem monitorizar o estado de condição e de sensorização das instalações, assim como comandar, por via remota, os equipamentos e sistemas hidráulicos em “alta” geridos pela AdCL, tanto a nível de abastecimento de água como de tratamento de águas residuais, centralizando todos processos operacionais e permitindo o controlo em tempo real do sistema, com vista a uma pronta atuação perante as ocorrências diárias.
Atualmente, estas plataformas já centralizam a operação de mais de 90% das instalações de abastecimento de água e saneamento da AdCL, contribuindo dessa forma para a gestão sustentável do ciclo da água (desde a captação, tratamento, transporte e distribuição em “alta”, até à recolha e rejeição do efluente).
A aposta na Telegestão na AdCL iniciou-se em 2004 com a implementação do sistema de telegestão de saneamento do Polo Ria, seguindo-se-lhe o sistema de telegestão de saneamento do Polo Lis, em 2007, e os sistemas de telegestão de abastecimento de água da Boavista e de saneamento do Mondego, respetivamente em 2010 e 2011. Em 2014 foi concluída a implementação do sistema de telegestão de abastecimento de água da Mata do Urso (Leiria).
Tem-se assim mantido e dado consequência à necessidade da empresa se dotar de ferramentas de gestão técnica, operacional e de decisão que lhe permita responder com elevada eficiência e qualidade de serviço à grande dispersão geográfica do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Centro Litoral e ao elevado número e complexidade de instalações, otimizando dessa forma a utilização dos seus recursos humanos e materiais.
A grande vantagem deste tipo de plataformas reside na capacidade de virtualmente transferir para um único local de controlo operacional (o centro de despacho) a quase totalidade da informação gerada nas instalações do sistema e a capacidade de atuar sobre a maior parte dos respetivos equipamentos. Acrescem ainda as vantagens relacionadas com o tratamento e disponibilização de informação operacional, assim como a capacidade de realização de uma importante parte das intervenções de assistência técnica ao próprio sistema de telegestão e às infraestruturas de automação.
A AdCL gere sete (7) Estações de Tratamento de Água (ETA), 195 estações elevatórias de abastecimento de água e saneamento e 58 reservatórios, 67 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e 1.191 km de condutas e emissários.
Em 2020 a AdCL concluiu a reformulação da sua telegestão no polo mondego, tornando-a mais eficaz e segura, conheça a noticia na íntegra
Esta reformulação no Polo Mondego, que teve um investimento de 400 mil euros foi o primeiro dos projetos de reformulação de sistemas de telegestão previstos no Plano Estratégico para a Telegestão da AdCL a ser concluído, estando já em curso o projeto de reformulação dos sistemas de telegestão do Polo Lis e do Polo Ria. O projeto de reformulação do sistema de telegestão da Mata do Urso encontra-se previsto para 2022.