ABAE premeia 1 escola no concurso nacional e 4 escolas no concurso regional no âmbito da participação de 17 municípios da área de intervenção da AdCL, num total de 38 pinturas submetidas por 52 estabelecimentos de ensino inscritos.
Esta iniciativa permite a consciencialização da comunidade para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, bem como da qualidade da água doce e salgada.
“Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” é uma das problemáticas retratadas nas pinturas levadas a cabo pelos mais jovens, um alerta para as consequências dos resíduos rejeitados na via pública e no esgoto, uma atitude prejudicial para o ambiente uma vez que podem ir parar ao mar, poluindo-o e prejudicando a biodiversidade.
No âmbito da estratégia de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela AdCL na sua área de intervenção, tem vindo a ser reforçada a aposta em parcerias de colaboração ambiental, como é o caso da estabelecida com a ABAE, no fomento da literacia nesta área tão sensível, incitando a comunidade na adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis, no que respeita à valorização do ambiente.
Torna-se imperativo recordar a comunidade para a salubridade das sarjetas de passeio e os sumidouros, importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são também, frequentemente, objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares e beatas.