A Águas do Centro Litoral lançou, no passado dia 7 de outubro, mais um concurso público, desta vez para a execução da empreitada de concepção-construção de reabilitação e substituição de pontes raspadoras de 13 ETAR do sistema multimunicipal do Centro Litoral, num valor base de 4,7 milhões de euros.
A presente empreitada visa a devolução do estado de condição estrutural e funcional inicial aos equipamentos através de uma reabilitação/ substituição robusta e duradoura em detrimento do desgaste natural a que os equipamentos têm vindo a estar expostos, sob influência do ambiente corrosivo onde se inserem, ao longo vários anos desde a entrada em funcionamento das ETAR.
Este concurso encontra-se dividido em três lotes, sendo o Lote 1 - Polo Ria, no valor de 3,69 milhões euros, abrangendo as ETAR de Espinho, Cacia e ílhavo; o Lote 2 – Polo Mondego, no valor de 320 mil euros, referente às ETAR de Lousã, Miranda do Corvo, Alagoa-Arganil, Ribeira de Moinhos, Vila de Condeixa, ZIL de Condeixa e São Silvestre, e o Lote 3 – Polo Lis, no valor de 690 mil euros, destinado às ETAR de Coimbrão, Olhalvas e ZI da Marinha Grande.
Esta empreitada visa assim a substituição de equipamentos eletromecânicos, a reabilitação dos equipamentos existentes e ainda a substituição/reabilitação das pontes raspadoras dos decantadores e espessadores e dos desarenadores. Estas pontes têm como finalidade garantir que resíduos como areias e gorduras, no caso de desarenadores, e lamas, no caso de decantadores, sejam removidos no processo de tratamento. Parte integrante do tratamento das águas residuais, garantem que a ETAR opere de maneira eficiente, removendo eficazmente os contaminantes da água residual antes de ser descarregada no meio hídrico.
Recorde-se que a Águas do Centro Litoral é responsável pela recolha, transporte e tratamento de águas residuais e trabalha diariamente em prol de um ambiente melhor. Nesse sentido, monitoriza todo o processo de tratamento das águas residuais até à devolução no meio hídrico, acompanhando o desgaste dos equipamentos instalados, tendo previsto investimentos de manutenção dos equipamentos existentes e de substituição de equipamentos.
Esta empreitada de manutenção é um desses investimentos, em alinhamento com a missão e visão do negócio da AdCL, que visam, essencialmente, a preservação do meio ambiente e da saúde pública.