Por ocasião do Dia Nacional da Água, assinalado no dia 1 de outubro, a Águas do Centro Litoral (re)lembra a essencialidade deste recurso à vida assim como da missão dos profissionais da água que, trabalham diariamente para que a água possa ser utilizada por todos nas suas múltiplas dimensões.
Comemoramos este dia, mas também todos os dias do ano, através do nosso compromisso em fornecer uma água de qualidade e em quantidade aos 296 mil habitantes dos 11 municípios que servimos, através de 11 estações de tratamento de água/ instalações de tratamento, 60 reservatórios e 345 km de condutas de abastecimento de água.
Águas do Centro Litoral mantém serviço essencial 24 horas por dia/ 365 dias por ano
No Lado Certo da História, a AdCL tem uma taxa de cobertura quase 79% de abastecimento de água em “alta”, e tem investido nas suas infraestruturas, procurando aumentar a resiliência e robustez do processo de tratamento, promovendo um serviço de abastecimento seguro, eficiente e sustentável.
A água é um recurso vital, cuja escassez tem vindo a aumentar globalmente. Este cenário torna ainda mais evidente o caráter estratégico e estruturante da água, sublinhando a necessidade urgente de promover uma utilização consciente e sustentável. Neste Dia Nacional da Água, a AdCL apela a toda a sociedade para que adote práticas de uso racional deste recurso tão precioso. O acesso a água, a sua proteção como bem ambiental e a sua utilização eficiente, enquanto recurso escasso, é um dever de cada cidadão. A pensar em todos, a AdCL consciencializa para as boas práticas no uso presente, como horizonte para a sustentabilidade futura da região Centro Litoral.
É fundamental que a racionalização e a eficiência sejam os pilares da utilização da água, seja no ambiente doméstico, nas cidades, nas atividades económicas ou no lazer. A aposta deve ser na redução de desperdícios e na implementação de tecnologias e hábitos que garantam a preservação dos nossos recursos hídricos para as gerações futuras.
Reforçamos que a sustentabilidade começa com pequenas ações no quotidiano: fechar a torneira ao escovar os dentes, reutilizar a água sempre que possível, optar por sistemas de rega eficientes e estar atento aos consumos são apenas alguns exemplos de atitudes que podem fazer a diferença.
Também a AdCL tem procurado novas soluções capazes de enfrentar os desafios globais, tais como a escassez de água e a preservação dos ecossistemas aquáticos, aumentando a resiliência dos sistemas. É, também nesse sentido, que a Águas do Centro Litoral, cria uma nova vida para Água, porque no tratamento de águas residuais nada se perde, tudo ganha um novo valor. Na sua área de intervenção, existem 20 ETAR, de Espinho a Porto de Mós, com capacidade para produção de Água para Reutilização (ApR) para uso municipal.
Alexandre Tavares, Presidente do Conselho de Administração da AdCL, assegura que o “setor está atento aos desafios climáticos e tem mantido esse debate vivo e ativo”, acrescentando que “a inovação e a circularidade são um fator fundamental neste percurso”.
Celebrando 25 anos, desde o início das extintas SIMLIS e SIMRIA , a AdCL pretende manter-se No Lado Certo da História ao tratar o futuro do valor da água, do ambiente, dos ecossistemas, da saúde pública e a fazer a diferença na vida das pessoas, valorizando o território.