A Águas do Centro Litoral recebeu ontem na ETA da Boavista, em Coimbra, a cerimónia de arranque do Roteiro da Economia Circular da Região Centro, uma iniciativa que pretende estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte de 100 entidades regionais subscritoras do Pacto.
O encontro, que decorreu na ETA da Boavista, em Coimbra, foi protagonizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, culminando no lançamento da 2.ª edição Roteiro da Economia Circular da Região Centro.
Esta cerimónia de apresentação, coorganizada pela Águas do Centro Litoral, entidade subscritora do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, integrou ainda uma visita técnica à ETA da Boavista. Este roteiro possibilitou aos demais presentes o início de uma “viagem” ao Ciclo Urbano da Água, vislumbrando as etapas e processos de tratamento desta infraestrutura na vertente de abastecimento de água para consumo humano, desvendando o trabalho desenvolvido diariamente pelos profissionais da água numa missão quase que invisível ao olhar da comunidade.
Esta iniciativa, inserida no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro, pretende estimular a adoção de comportamentos mais sustentáveis por parte das entidades regionais, demonstrando o potencial económico e social deste novo paradigma, com novos modelos de negócio, novos serviços e novas formas de produção.
Recorde-se que este roteiro abrange um conjunto de oito visitas a entidades que subscreveram, em novembro de 2023, a segunda edição do Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular da Região Centro, proporcionando um momento de aprendizagem e partilha em torno das suas principais estratégias, desafios e potencialidades.