No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Saneamento, no passado dia 19 de novembro, na companhia de Catarina Furtado e Madjer, amigos da AdCL, inauguraram-se totens, onde constam as assinaturas de todos os que fazem parte da empresa, com o intuito de reconhecer a sua dedicação e missão desempenhada, diariamente, “No Lado Certo da História”.
No âmbito das comemorações dos 25 anos da Águas do Centro Litoral, nomeadamente das empresas extintas SimRia (1997) e SimLis (1999), e com intuito de reconhecer o empenho diário de todos os trabalhadores da AdCL em prol de um serviço essencial para a qualidade de vida e do ambiente, a Águas do Centro Litoral inaugurou um totem, em cada polo da empresa, onde constam as assinaturas de todos os que fazem parte da Empresa, sempre no “Lado Certo da História”.
Esta iniciativa, centrada nos trabalhadores, atuais e antigos, com o intuito de reconhecer a dedicação à missão das Empresas, com o lema “eu estive aqui e fiz parte desta história”, contou ainda com Catarina Furtado e Madjer, duas personalidades nacionais, com notoriedade, convidadas pela AdCL para reforçar o papel dos trabalhadores na missão essencial que prestam à sociedade. Os convites foram, também, alargados aos antigos Administradores das Empresas e todos os acionistas do Sistema Multimunicipal do Centro Litoral.
O presidente do conselho de administração da AdCL, Alexandre Tavares, referiu que o objetivo da sessão foi “valorizar o papel dos trabalhadores na construção da empresa”. Para isso, a AdCL inaugurou um monólito com a assinatura de todos os trabalhadores que passaram e que constituem atualmente a empresa. Alexandre Tavares garantiu que a ideia é que “ao longo dos próximos anos, se possam acrescentar mais nomes”.
Esta estrutura durável e simbólica funcionará como um símbolo tangível desse sucesso, representando a história e o crescimento da empresa ao longo de duas décadas e meia, sendo, também, uma forma de reconhecer e eternizar a contribuição de cada trabalhador no percurso da empresa.
Catarina Furtado, figura pública amiga da AdCL, começou por dar os parabéns à empresa e elogiar o lema das comemorações: “25 anos do lado certo da história”. A apresentadora afirmou que “é um prazer fazer parte desta festa para os trabalhadores” dizendo que “a história da água é a história das pessoas que compõem esta empresa”.
À semelhança de Catarina Furtado, o campeão do mundo de futebol de praia, Madjer, falou sobre da sua experiência de vida, de como foi superando as adversidades que foi encontrando ao longo da vida e como, por vezes, trabalhar na “sombra” pode dar frutos no futuro. “Por trás de nós existe sempre um trabalho invisível. O simples facto de abrir uma torneira e sair água potável não nos pode fazer esquecer o que está por trás de tudo isso”, disse o coordenador para o futebol de praia da Federação Portuguesa de Futebol às dezenas de trabalhadores e demais convidados presentes.