Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

“Vamos todos dar o litro” distingue a sustentabilidade do saneamento em Ourém

2022-06-14

A cerimónia de entrega de prémios do concurso “Vamos todos dar o litro”, promovida no passado dia 13 de junho, inseriu-se no programa “Junta-te ao Gervásio”, da Manhã CM, reunindo a Luís Miguel Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, os representantes da AdCL, Be water e a Tejo Ambiente, entidades parceiras neste projeto ambiental.

Destinada aos estabelecimentos de ensino, esta iniciativa teve como objetivo promover e incentivar a separação e reciclagem de óleos alimentares usados, sensibilizando a comunidade para a correta recolha de óleos alimentares usados, evidenciando o contributo das boas práticas de preservação ambiental para a sustentabilidade do planeta.

Foram premiados os estabelecimentos de ensino que mais depósitos de óleos alimentares angariaram, distinguindo-se o desempenho do Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Atouguia, o Centro de Estudos de Fátima, o Jardim Infantil EB1 Espite, a Escola Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, o Jardim de Infância Casa da Criança – Centro de Assistência de Fátima e o Colégio Sagrado Coração de Maria. Paralelamente, o Agrupamento de Escolas Conde de Ourém e o Jardim de Infância de Boleiros/Maxieira receberam uma menção honrosa pela sua participação.

A temática dos óleos usado muito preocupa a operação da AdCL, uma vez que, ainda hoje, chegam às ETAR muitos óleos usados lançados no esgoto e que prejudicam o correto tratamento das águas residuais. O que acontece ao esgoto depois de sair das nossas casas? Durante vários dias, centenas de alunos visitaram a ETAR de Fátima, e ficaram a conhecer as demais etapas de tratamento a que a água residual é sujeita, permitindo a sua devolução ao ambiente em condições seguras. A dinamização destas atividades de educação ambiental, retratando os comportamentos na gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água, permitiu sensibilizar os visitantes para a necessidade de se preservar o ambiente e os recursos naturais do nosso planeta.

Resultante deste concurso, foram realizados 6 896 depósitos que corresponde a cerca de 3 448L de óleos alimentares usados (OAU). Incutir novos comportamento ambientais é um desafio para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, preservando e valorizando os recursos naturais, nomeadamente, o património água. Resultado disso é a valorização de 34 480 000L de água que podia ter sido contaminada por estes OAU.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
Linha de Integridade
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram