Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

Dia Mundial do Ambiente motiva vasto conjunto de ações na AdCL

2022-06-07

A Águas do Centro Litoral encontra-se a dinamizar um conjunto de iniciativas para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, assinalado este domingo, 5 de junho. “No Lado Certo da História” continua a ser o mote das campanhas promovidas pela Empresa que dará continuidade à sua estratégia de reforço da proximidade com o público servido.

Nesta panóplia de iniciativas destaca-se a entrega de prémios do concurso Aquaquiz e ainda a realização de mais um webinar, desta feita centrado nas temáticas relacionadas com os recursos hídricos, e o reforço da parceria com a organização ColorAdd, que resultará na implementação de um sistema de identificação de cores para daltónicos que tornará as nossas praias em lugares mais acessíveis e inclusivas.

Celebrado a 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. Esta efeméride é assinalada nos quatro cantos do planeta, motivando inúmeras atividades alusivas a matérias ambientais.

Ciclo de webinares de regresso

Realizado no dia 6 de junho, segunda-feira, o encontro foi subordinado ao tema da valorização dos meios hídricos, a realidade e os desafios, com foco na qualidade da água nos rios e oceanos. Como habitualmente, o webinar mereceu transmissão em direto nas redes sociais da AdCL, podendo ser consultado ou revisto nas contas das plataformas digitais da Empresa.

O objetivo desta iniciativa passa por estimular o debate acerca da realidade e desafios futuros dos meios hídricos, nomeadamente os nossos mares e rios, tão afetados pela emergência climática e pela poluição resultante da ação humana.

Parceria torna praias da região mais inclusivas

A Águas do Centro Litoral reforçou a sua ligação com a ColorAdd, ONG cuja missão incide no apoio e inclusão de pessoas com daltonismo. Esta parceria prevê a implementação dosistema de identificação de cores para daltónicos em 18 praias costeiras e fluviais da região já na época balnear que se avizinha.

Estas praias, que agora se destacarão como espaços mais acessíveis e inclusivos, distribuem-se pelos concelhos de Arganil, Cantanhede, Góis, Lousã e Marinha Grande.

O código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (cianomagenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.

Assim, considerando a importância e utilidade deste código, a ação vai traduzir-se na instalação de autocolantes com os símbolos ColorAdd nos ecopontos espalhados pelas praias enquadradas no projeto. Os pontos de recolha de lixo contarão, a partir de agora, com o código de identificação de cores, permitindo que daltónicos consigam realizar a separação de resíduos.

Os símbolos serão, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efetiva junto da população daltónica.

Com esta parceria, a AdCL contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo português que se propõe a que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos. Este ano, o objetivo passa por atingir uma taxa de 52 por cento nesta matéria.

O daltonismo, recorde-se, afeta cerca de 10% da população masculina mundial, sendo que 1 em cada 200 mulheres é daltónica. Estima-se a existência de 350 milhões de pessoas que sofrem de daltonismo em todo o mundo.

Entrega de prémios do Aquaquiz

A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) promoveram, durante o mês de maio, um concurso regional da competição Aquaquiz, ação enquadrada no programa comemorativo do Dia Mundial do Ambiente.

Este jogo interativo e pedagógico, realizado com o objetivo apoiar a educação e sensibilização para o valor da água, decorreu entre os dias 2 e 20 de maio, na região de Leiria para incentivar as escolas dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico da região a testarem os seus conhecimentos sobre este recurso que é essencial à vida.

Os vencedores do concurso regional serão conhecidos por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, em dia e local a confirmar.

Semana dedicada à Educação Ambiental

A AdCL participou, ainda, em ações de sensibilização ambiental nos concelhos de Aveiro e Porto de Mós. Desde segunda-feira, 30 de maio, até 3 de junho, a equipa de Comunicação e Educação Ambiental da Empresa marcou presença na Eco Aventura – Ação pelo Ambiente, evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, que pretende sensibilizar e promover práticas ambientais sustentáveis.

Também durante esta semana, foi dinamizado um conjunto de atividades na Semana da Educação 2022 – “Sentir Serro Ventoso”, em Porto de Mós.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
Linha de Integridade
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram