Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

Secretário de Estado acompanha investimento nos Subsistemas de Abastecimento de Água em Arganil

2022-08-01

Cerca de 3,4 milhões de euros. Foi este o investimento da Águas do Centro Litoral (AdCL) na empreitada que reabilitou 3 dos 5 Subsistemas de Abastecimento de Água (SAA) do Município de Arganil: Vila Cova de Alva, Alqueve e Pomares.

A remodelação dos subsistemas de abastecimento de Vila Cova de Alva, Alqueve e Pomares, que permite melhorar a qualidade de água fornecida, aumentar a capacidade de fornecimento e tornar os subsistemas mais resilientes contra falhas de energia, avarias de equipamentos e eventos meteorológicos graves, mereceu uma cerimónia de inauguração, que decorreu esta sexta-feira, 29 de julho, e foi presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

O encontro, que arrancou na ETA de Alagoa, foi protagonizado pelo Presidente do Município de Arganil, Luís Paulo Costa, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares, e João Neves, Administrador Executivo do Grupo Águas de Portugal. A cerimónia incluiu uma apresentação técnica dos 3 SAA intervencionados e culminou com o descerramento da placa alusiva à inauguração, momento que teve lugar na ETA de Mosteiro de Folques.

Assumidopela Águas do Centro Litoral, o investimento total da empreitada cifrou-se em 3.373.781,75€.

Em conformidade com o contrato de concessão, os 3 SAA serão integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal. A rede de abastecimento de água gerida pela AdCL no concelho de Arganil inclui, ainda, as infraestruturas de Alagoa e Feijoal, que compõem o conjunto de 5 subsistemas integrados naquele território.

Futuramente, o investimento vai traduzir-se num aumento da população servida pela rede de abastecimento da AdCL em Arganil, nomeadamente a população da Freguesia de Folques – aumento de 234 habitantes abastecidos – e a população da Freguesia de Vila Cova de Alva – aumento de 506 habitantes -, que deixarão de ser servidas pelas captações municipais como acontece atualmente, e passarão a ser abastecidas pela ETA de Mosteiro de Folques.

As 3 ETA enquadradas nos 3 SAA de Arganil abastecem cerca de 4.025 habitantes, representando 1.855 m3/ dia de volume fornecido. Já os 2 SAA de Alagoa e Feijoal, entretanto fundidos, abastecem 10.251 habitantes.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram