Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

ColorAdd estreia-se nas praias fluviais portuguesas

2022-07-07

A Águas do Centro Litoral (AdCL) associou-se, nesta época balnear, à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e aos Municípios de Arganil, Cantanhede, Góis e Lousã para participar na tradicional cerimónia de hastear das bandeiras Azul e Praia Acessível. Este ano, os encontros foram marcados pela chegada de uma nova bandeira nas praias fluviais destes concelhos: a insígnia ColorAdd.

A ocasião ganhou contornos ainda mais especiais considerando que estas foram as primeiras praias fluviais portuguesas a merecer a implementação do projeto ColorAdd, que se traduz na aplicação de um sistema de símbolos de identificação de cores para daltónicos nas bandeiras.

Este selo de qualidade e acessibilidade é sinalizado nas entradas das praias, onde se poderá encontrar a bandeira institucional do projeto. Os equipamentos ColorAdd – bandeiras e autocolantes para Ecopontos – foram oferecidos pela Águas do Centro Litoral aos cinco municípios que aceitaram o desafio da AdCL e aderiram também a este projeto.

Estes municípios, Arganil, Cantanhede (que tem implementado o código ColorAdd desde 2018), Góis, Lousã e Marinha Grande associaram-se a este projeto, posicionando as suas praias como espaços mais acessíveis e inclusivos, num total de 18 praias onde foi implementado o sistema de identificação de cores para daltónicos ColorAdd.

Praia de Pomares é exemplo de inclusão social

A cerimónia desta terça-feira, na Praia Fluvial de Pomares, mereceu a participação de Alexandre Oliveira Tavares, presidente do Conselho de Administração da AdCL, que aproveitou a ocasião para enfatizar o impacto do projeto ColorAdd “no combate à exclusão social e o seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.

“É um orgulho para o Município receber estas distinções que revalidam a qualidade destas praias e que fazem do nosso território um destino turístico de excelência”, afirmou Luís Miguel Campos Almeida, vereador da Câmara Municipal de Arganil, realçando o trabalho realizado pelo presidente da Junta de Freguesia de Pomares, Amândio Fernandes Dinis, também ele presente na cerimónia.

A ColorAdd também esteve presente na cerimónia, fazendo-se representar por Clara Pinto, diretora de parcerias. No encontro, a responsável exaltou o esforço de cooperação estabelecido entre a AdCL

Góis e Lousã tornam-se “Concelho ColorAdd”

Na quarta-feira, 6 de julho de 2022, Góis e Lousã também hastearam as suas bandeiras. A AdCL deslocou-se à Praia da Sr.ª da Piedade, no concelho da Lousã, para participar na sessão de hasteamento da Bandeira Azul e Acessível, bem como a Bandeira ColorAdd. Durante a sessão, que contou com a presença de Helena Correia, Presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, João Santos, Vereador do Município da Lousã, frisou a sua “grande satisfação” com a valorização das praias do concelho, cada vez mais acessíveis ao público. “A Autarquia continuará a realizar esforços para que estes espaços reúnam todas as condições para os banhistas”, concluiu.

Já Lisete Oliveira, coordenadora da Comunicação e Educação Ambiental da AdCL, destacou os benefícios práticos que a implementação do projeto ColorAdd terá na vida da comunidade, em particular das pessoas que sofrem de daltonismo: “Infelizmente, esta é uma realidade menos abordada do que deveria ser. Importa realçar que, em média, 1 em cada 10 homens, é daltónico. É bem mais comum do que imaginamos”.

Neste dia, no concelho da Lousã, foram ainda hasteadas as bandeiras de qualidade e acessibilidade na Praia da Sr.ª da Graça e na Praia da Bogueira.

Como se define o código ColorAdd?

O código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (cianomagenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.

A ação traduz-se na instalação de autocolantes com os símbolos ColorAdd nos ecopontos espalhados pelas praias enquadradas no projeto. Os pontos de recolha de lixo contarão, a partir de agora, com o código de identificação de cores, permitindo que daltónicos consigam realizar a separação de resíduos.

Os símbolos foram, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efetiva junto da população daltónica.

Com esta parceria, a AdCL contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo português que se propõe a que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos. Este ano, o objetivo passa por atingir uma taxa de 52 por cento nesta matéria.

O daltonismo, refira-se, afeta cerca de 10% da população masculina mundial, sendo que 1 em cada 200 mulheres é daltónica. Estima-se a existência de 350 milhões de pessoas que sofrem de daltonismo em todo o mundo.

Praias abrangidas pelo Projeto ColorAdd

Arganil

  • Praia Fluvial de Cascalheira – Secarias
  • Praia Fluvial do Caneiro de Coja
  • Praia Fluvial de Piódão
  • Praias Fluvial de Benfeita
  • Praia Fluvial de Pomares

Cantanhede

Góis

  • Praia Fluvial da Peneda
  • Praia Fluvial das Canaveias
  • Praia Fluvial de Alvares

Lousã

  • Praia Fluvial da Nossa Senhora da Graça
  • Praia Fluvial da Bogueira
  • Praia Fluvial da Nossa Senhora da Piedade

Marinha Grande

  • Praia de São Pedro de Moel
  • Praia Velha
  • Praia da Vieira
Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram