Mais saneamento no município da Lousã

2020-10-15

A Águas do Centro Litoral (AdCL) consignou, hoje, a Empreitada de Execução do Sistema Elevatório e Emissários de Serpins/Rodas (Lote A) e Casal de Ermio (Lote B). Uma empreitada composta por dois (2) lotes, cujo investimento ronda os 1,5 milhões de euros e que inclui a construção de uma nova rede de saneamento nas freguesias de Serpins e de Foz de Arouce e Casal de Ermio.

A empreitada tem um prazo de execução de um ano, e pretende, no caso do Lote A, drenar o efluente das povoações de Serpins (parte), Tojal, Relvas, Outeiro, Cova do Barro e Moinhos, representando mais de 600 habitantes equivalentes. Um investimento de cerca de 575 mil euros que inclui a construção de um emissário e de um sistema elevatório ao longo do rio Ceira, com cerca de 2,5 km de extensão, para a ETAR de Serpins-Rodas. Esta ETAR, construída e inaugurada pela AdCL em 2008, já se encontra, atualmente, a receber e a tratar o efluente de uma parte da Freguesia de Serpins, representando 2.500 habitantes-equivalentes.

Já o Lote B, em Casal de Ermio, cujo investimento ronda os 800 mil euros, vai recolher o efluente de cerca de 1.300 habitantes equivalentes das povoações de Casal de Ermio, Vale Sancho, Ceira dos Vales, Vale Escuro, Ponte e Videira para a ETAR de Semide-Poisão. A obra inclui a construção de aproximadamente 4,9 km de rede nova, tais com emissários, duas estações elevatórias intermédias e condutas elevatórias. A ETAR de Semide-Poisão, em funcionamento desde 2015, foi dimensionada com capacidade para receber este acréscimo de caudal, através da ligação ao emissário já construído pela AdCL, em Foz de Arouce, conducente ao sistema elevatório de Foz de Arouce.

A AdCL consignou esta empreitada à MARSILOP, Sociedade de Empreitadas, S.A.. Já a fiscalização dos trabalhos, cujo investimento é de 145 mil euros, está a cargo da empresa RIOBOCO, Serviços Gerais, Engenharia e Manutenção, S.A..

Duas empreitadas que vêm dar resposta às necessidades de resolução dos problemas de drenagem e tratamento das águas residuais existentes no município da Lousã, nomeadamente nas localidades de Casal de Ermio e Serpins/ Rodas, indo ao encontro do 6.º ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que visa “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram