Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

Intervenção da AdCL garante melhoria do abastecimento de água em Pomares

2021-08-10

A AdCL tem em curso a “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA de Alqueve, Pomares e Vila Cova do Alva”, que pretende remodelar/ reabilitar três subsistemas de Abastecimento de Água em Arganil. Neste momento, encontram-se em execução, desde o final do mês de julho de 2021, os trabalhos no subsistema de abastecimento de Pomares, que prevê a reabilitação da captação e a reconfiguração da ETA existentes, sendo que os grupos elevatórios associados serão mantidos assim como a conduta, recentemente construída.

Dimensionada para um caudal de ponta de 2,8l/s, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pomares ficará preparada para fornecer água com qualidade, obedecendo, assim, aos valores definidos no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, relativa às águas destinadas para consumo humano. A ETA entregará graviticamente a água para o Reservatório Municipal.

Ao longo da conduta elevatória existente será instalado cabo de fibra ótica que permitirá assegurar uma melhor comunicação entre órgãos e assim garantir maior fiabilidade na operação deste subsistema.

Acrescenta-se que as futuras infraestruturas abastecerão as povoações atualmente atendidas, isto é, a maioria da Freguesia de Pomares do Município de Arganil, representando perto de 500 habitantes, no ano horizonte do projeto (30 anos). O volume a fornecer será em média de  95m3/d.

As melhores condições para a realização da intervenção é quando o caudal da ribeira está controlado e com débitos menores, permitindo as manobras de máquinas e a execução de escavações, registando-se assim condições de segurança.

Neste âmbito, e em resultado desta necessária intervenção da AdCL no subsistema de abastecimento de água em Pomares, regista-se alguma turvação nas águas da ribeira com consequência visível na praia fluvial local.

Conforme previsto e comunicado pela AdCL às entidades competentes, estes trabalhos na nova captação de água, na ribeira de Pomares, que visam a melhoria do abastecimento de água naquele território, têm, necessariamente, impactos nas zonas balneares que a AdCL tem procurado mitigar pelas formas possíveis.

A obra, com duração aproximada de um mês de execução, permanece ativa, estando a ser implementadas todas as medidas para que os efeitos nas praias a jusantes sejam minimizados. De forma a eliminar os sólidos suspensos na água, cuja dissipação é morosa devido à tipologia da ribeira (caudal muito reduzido), foi colocada uma manta geotêxtil na saída da tubagem de drenagem da ensecadeira, que descarrega na ribeira de Pomares, afluente do Alva.

Importa referir que, no planeamento dos trabalhos, foram levadas em conta as condições meteorológicas, e o previsível acesso de pessoas às zonas balneares.

A situação está a ser monitorizada e acompanhada diariamente pela equipa técnica da AdCL, em articulação com o Município de Arganil e a Junta de Freguesia de Pomares, num desafio exigente entre a realização da obra e o usufruto das praias fluviais, ambos contribuindo para a qualidade de vida das populações e o acesso a água em quantidade e qualidade.

Para melhor acompanhamento da situação e para partilha pública de eventuais constrangimentos, a AdCL disponibiliza no seu site, semanalmente, atualizações sobre a evolução dos trabalhos.

Atualização

No âmbito da empreitada de abastecimento de água na freguesia de Pomares, , concelho de Arganil, levada a cabo pela AdCL comunicamos que a próxima fase é a execução da nova captação na ribeira, que decorrerá a partir de amanhã, terça-feira, e prolongar-se-á até 5.ª feira, 19 de agosto.

Importa, ainda, referir que a turvação direta na ribeira de Pomares, decorrente da bombagem do rebaixamento do nível freático, da zona dos trabalhos, será atenuada, uma vez que será canalizada para uma levada de rega dos campos e através de descarga direta em campos com vegetação, adjacentes ao local dos trabalhos.

Nos últimos dias os trabalhos foram interrompidos, a fim de não criar constrangimentos nas zonas balneares servidas pela ribeira de Pomares, dando-se agora continuidade à intervenção que, até sexta-feira, poderá gerar alguma turvação na água, procurando, sempre que possível, minimizar esses impactos.

Continuaremos a comunicar as atualizações sobre a empreitada e permanecemos disponíveis a prestar esclarecimentos sobre a situação.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram