As portas da Águas do Centro Litoral abriram-se, de 12 a 14 de setembro, para receber uma delegação da Costa de Marfim, composta por 7 técnicos do setor, num programa de formação e partilha de experiências promovido pela AdP Internacional.
O périplo pela Região Centro Litoral iniciou-se com uma visita técnica à ETAR das Olhalvas, no Municipio de Leiria, tendo sido acompanhada pela Eng.ª Rita Ribeiro, dando a conhecer a “mão invisível” que assegura, diariamente, a recolha, o tratamento e rejeição das águas residuais tratadas, ao meio hídrico, em condições ambientalmente seguras. Paralelamente, os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de processo, assegurando diariamente a monitorização da qualidade do processo de tratamento, através da realização de um conjunto de colheitas e ensaios de campo e em bancada, que contribuem para a correta operação das infraestruturas e, portanto, para a qualidade do serviço prestado pela Águas do Centro Litoral.
No segundo dia, a comitiva foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Tavares, tendo participado numa breve apresentação sobre a estrutura, missão e valores e atividade da empresa.
Este programa incluiu ainda uma formação na área da comunicação, em especial, sobre crise, ministrada pela Lisete Oliveira, apresentando diversas metodologias e ferramentas tendo em consideração os desafios e oportunidades do setor da água. Esta iniciativa permitiu ainda a partilha de boas práticas e a contextualização de eventuais riscos e potencialidades da comunicação tendo por objetivo a melhoria da estratégia comunicacional segmentada para as entidades gestoras.
Esta iniciativa permitiu ainda visitar de perto alguns dos investimentos promovidos pela AdCL na Gestão Eficiente do Ciclo Urbano da Água, entre eles, a construção da futura ETAR de Cantanhede, a edificação da empreitada “setor central I – Troço entre a Praça 25 de Abril e a Estação Nova” dando ainda continuação à ligação com a obra do “sistema adutor da Boavista - sector central (estação nova - açude/ponte). Estas visitas visaram a partilha de conhecimento ao nível da engenharia e gestão de ativos, permitindo o enriquecimento da experiência de desenvolvimento e operação da comitiva da Costa de Marfim ao nível das soluções desenvolvidas nesta região e cujos resultados puderam ser verificados nos vários locais visitados