A avaliação de fornecedores é uma ferramenta utilizada para avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos a cada fornecedor/ fornecimento, com o objetivo de potenciar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos.
Anualmente, a AdCL promove a avaliação de fornecedores críticos ou relevantes relativamente ao ano anterior, de acordo com o procedimento PD. 14 – Avaliação de Fornecedores e respetivos impressos.
Os fornecedores são avaliados de acordo com a sua tipologia (Bens e Serviços ou Empreitadas) e os critérios de avaliação de desempenho são, entre outros, os seguintes:
Após a avaliação, e de acordo com o resultado alcançado, é atribuída uma classificação, devendo, em caso de avaliação inferior a satisfaz, ser tomadas medidas de modo a evitar futuros incumprimentos.
Nível de Avaliação de Desempenho | Tipo de Fornecedor |
>=90% | A - Muito Bom |
>=60% e <90% | B - Satisfaz |
>=50% e <60% | C - Sob Observação |
<50% | D - Não Satisfaz |
No final de cada avaliação, os fornecedores são informados do nível de avaliação de desempenho que obtiveram.