Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

Águas do Centro Litoral recebe Executivo Municipal na ETAR de Espinho

2022-03-03

A Administração da Água do Centro Litoral (AdCL), na pessoa do seu Presidente, Alexandre Oliveira Tavares, e da sua Administradora, Filipa Alves, receberam ontem, dia 2 de março de 2022, na estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Espinho, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, e o Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias.

O encontro, enquadrado na política de reforço de proximidade da AdCL com os Municípios que integram a estrutura acionista da Empresa, procurou apresentar o funcionamento daquele sistema e o trabalho diário da AdCL em prol de um ambiente melhor, com objetivo de servir a população, salvaguardando a saúde pública.

Esta visita “pretende reforçar as sinergias com os Municípios acionistas que integram a AdCL, focando-se na política de requalificações preventivas e efetiva manutenção de ativos”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração, Alexandre Oliveira Tavares.

Para tal é fundamental um trabalho conjunto entre ambas as entidades. Nesse sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho afirmou que "o Município de Espinho e a Águas do Centro Litoral estão perfeitamente alinhados na missão de melhorar a rede e o serviço de abastecimento de água e de saneamento. Estaremos também empenhados e a trabalhar de forma conjunta e articulada na obtenção de financiamento comunitários para a concretização destes investimentos, no reforço de políticas sustentáveis e na sensibilização para a educação ambiental junto da comunidade".

Localizada na freguesia de Paramos, concelho de Espinho, a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Espinho encontra-se integrada desde o ano 2000, no “Sistema de Despoluição da Barrinha de Esmoriz/ Lagoa de Paramos”. Em 2007, foi sujeita a uma ampliação e remodelação, com vista à receção de novos Municípios, num investimento total de cerca de 10 milhões de euros, cofinanciados em 59% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

“Sempre que venho à ETAR de Espinho, encontro melhorias. Tenho de saudar o trabalho que é feito aqui, que é, de facto, muito relevante numa área bastante sensível da nossa sociedade que é a questão ambiental”, afirmou Manuel Dias, dirigente local, que se mostrou-se disponível para “ser uma ajuda sempre que necessário”.

A ETAR de Espinho recebe e trata atualmente os efluentes provenientes dos concelhos de Espinho, Ovar (freguesias de Cortegaça e Esmoriz) e Santa Maria da Feira (freguesias da Argoncilhe, Lourosa, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Rio Meão, Santa Maria de Lamas, São João de Ver e São Paio de Oleiros), representando, no ano horizonte-projeto, uma população de 194 mil habitantes-equivalentes e um caudal de 30 890 m3/dia de águas residuais.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram