Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

Águas do Centro Litoral apela ao uso eficiente da água

2022-03-18

A Águas do Centro Litoral (AdCL) assinala o Dia Mundial da Água (22 de março) com mais uma aposta na divulgação digital de boas práticas ambientais.

Henrique Damásio,  administrador-delegado da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, é um dos protagonistas da campanha

Após o destaque dado às “Boas Práticas Locais”, mote que mobilizou a campanha do Dia Nacional da Água, no passado dia 1 de outubro, é agora altura de realçar os bons exemplos locais. Na zona de intervenção da AdCL, presente na de Aveiro, Leiria e Coimbra -, numa amplitude que vai de Espinho a Porto de Mós, multiplicam-se exemplos de particulares e entidade coletivas que, hoje, dinamizam as suas respetivas atividades com uma preocupação comum: o uso eficiente da água.

Por isso, a AdCL decidiu aproveitar as comemorações do Dia Mundial da Água para dar o merecido protagonismo a quem transporta a responsabilidade social e ambiental da teoria à prática.

À semelhança da campanha anterior “Boas Práticas Locais”, esta ação digital direciona-se a quatro áreas/setores: Doméstico, Agrícola, Industrial e Urbano.

Durante quatro dias, a AdCL vai partilhar vídeos com os testemunhos de responsáveis do Município de Arganil, Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, Lugrade, e Movimento Não Lixes. Enquadrados em cada um dos setores elencados em cima, estes protagonistas vão revelar de que forma aplicam o princípio de uso racional de água nas suas vidas, empresas e atividades.

O acesso a água, a sua proteção como bem ambiental e a sua utilização eficiente, enquanto recurso escasso, é um dever de cada cidadão. A pensar em todos, a AdCL consciencializa para as boas práticas no uso presente, como horizonte para a sustentabilidade futura.

Webinar debate desafios do setor

Para além desta aposta digital, a Águas do Centro Litoral vai dinamizar um webinar subordinado aos temas da desertificação, alterações climáticas, gestão de recursos hídricos, seca, governança da Água e desafios societais.

“No Lado Certo da História” é o título do evento, agendado para as 15h00 desta terça-feira, 22 de março, e que será protagonizado por Maria José Roxo, Professora Catedrática do departamento de Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH, José Pimenta Machado, Vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Sandra Jorge, Coordenadora da área de Investigação & Desenvolvimento da AdCL, e Alexandre Oliveira Tavares, Presidente do Conselho de Administração da AdCL.

O encontro será transmitido em direto na página de Facebook da Águas do Centro Litoral.

H2Off está de regresso

A AdCL volta a associar-se à campanha de mobilização à escala nacional H2Off. Promovida pela APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, a iniciativa desafia a comunidade a fechar a torneira durante uma hora, a partir das 22h do dia 22 de março.

Recorde-se que esta atividade, já promovida pela AdCL no último ano, incentiva o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, mas essencial à vida.

Os interessados podem obter mais informações sobre a campanha através do link: www.h2off-apda.com.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram