Arrancou, no passado sábado, 28 de maio, o novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, que partiu do porto de Vila Real de Santo António em direção a Santiago de Compostela, em Espanha.
Composto por 12 etapas, este itinerário pretende não só recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra”, como, também, explorar a paisagem costeira, a história e a cultura local e, ainda, promover o espírito de entreajuda e solidariedade nauta. Sob o mote “Santiago chama-te. Vai com o Vento”, o cruzeiro inaugural, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, irá percorrer um total de 500 milhas náuticas, ao longo de 17 dias. A viagem irá contar, igualmente, com a presença de cerca de duas dezenas embarcações, entre as quais a Caravela Vera Cruz.
A “comitiva” foi recebida no Porto de Ílhavo/Aveiro no sábado, 4 de junho, seguindo-se um Dia em Terra em Aveiro no domingo seguinte, numa programação de dois dias que contou com a participação da Águas do Centro Litoral. A partida da Ria de Aveiro decorreu na manhã de segunda-feira, 6 de junho.
O novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” – que resulta da parceria entre a Upstream Portugal – Valorização do Território e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, através da Rede das Estações Náuticas, e que conta com o apoio da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) – termina a 13 de junho no porto de Vila Garcia de Arousa, em Espanha, sendo o percurso até Santiago de Compostela realizado a pé. Fernando Pimenta, João Rodrigues, Joana Pratas, Francisco Lufinha, Hugo Rocha e Ângela Fernandes são embaixadores do projeto conta com o apoio institucional da Marinha Portuguesa e espera, para esta primeira viagem, com a participação de cerca de 150 participantes.