Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

AdCL reforça qualidade no abastecimento de água com requalificação da ETA de Ribeira de Alge

2022-02-09

Águas do Centro Litoral dá continuidade à sua política de investimentos na melhoria das infraestruturas que servem a sua missão. Desta vez, será requalificada a ETA de Ribeira de Alge, numa empreitada que beneficiará os municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela e que deverá estar concluída no verão de 2023.

A Águas do Centro Litoral (AdCL) marcou presença, esta quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022, nos Paços do Concelho de Ansião, para participar na cerimónia que formalizou a consignação dos trabalhos referentes à empreitada de Reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ribeira de Alge. A sessão foi protagonizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Vicente Domingues, pelo Conselho de Administração da AdCL, representado pelo Alexandre Oliveira Tavares e Filipa Alves, bem como pelos responsáveis da Sotecnisol S.A, empresa incumbida da intervenção, Ricardo Mendes e Miguel Graça.

A empreitada, que contará com um investimento total de 1.497.363,38€, vai traduzir-se numa melhoria substancial no fornecimento de água nos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela, representando uma população beneficiada superior a 11 mil habitantes-equivalentes. O montante investido é cofinanciado em 82,24%, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso do Recurso (POSEUR). Enquadrada na política da AdCL de contínua preservação dos seus instrumentos, esta intervenção dará uma maior resiliência e robustez ao processo de tratamento, permitindo uma adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de possíveis fenómenos climáticos extremos, como pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios.

Esta intervenção, com uma duração prevista de 545 dias, contempla a reabilitação da captação de água da Ribeira de Alge e, da Estação de Tratamento de Água, nomeadamente a remodelação dos equipamentos existentes, instrumentação, válvulas, tubagens e acessórios dos diversos órgãos de tratamento que compõem a instalação. Para além da beneficiação de outras estruturas e edifícios da ETA, está também incluído nesta empreitada a implementação de uma etapa adicional de coagulação e floculação, melhorando desta forma o tratamento preconizado na instalação.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da AdCL, Alexandre Oliveira Tavares, “esta obra está inserida na estratégia da AdCL para acelerar a realização de investimentos de requalificação de infraestruturas e equipamentos, para garantir mais qualidade e fiabilidade dos serviços prestados, nomeadamente de abastecimento de água”. “Há necessidade de assegurar as melhores condições de exploração, quer em qualidade, quer em quantidade, nomeadamente num contexto de incerteza, associado ao impacto das alterações climáticas, quer na disponibilidade de massas de água, quer na gestão dos regimes hídricos”, acrescenta.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram