Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

AdCL investe 2 milhões na construção de conduta adutora de água e do emissário de águas residuais

2022-09-27

Auto de Consignação foi assinado pelo Diretor de Engenharia e de Gestão de Ativos da AdCL, Mauro Azevedo, e a empresa Cimontubo - Tubagens e Soldadura, Lda., representada pelo seu Diretor de Produção Joaquim Ferreira

Na passada quinta-feira, 22 de setembro, em que se comemorou o Dia Europeu sem Carros, integrado na Semana da Mobilidade, a Águas do Centro Litoral (AdCL) formalizou o arranque da empreitada de execução da “Conduta Adutora até ao Açude/Ponte e Emissário do Setor Central I – Troço entre a Estação Nova e o Açude/Ponte”. Esta obra vai traduzir-se numa melhoria substancial do sistema de abastecimento de água e da rede de saneamento em Coimbra, integrando os já existentes Sistema Adutor da Boavista – Setor Central I, no que respeita ao abastecimento de água, e o Sistema de Drenagem de Águas Residuais do Choupal.

O Auto de Consignação foi assinado pelo Diretor de Engenharia e de Gestão de Ativos da AdCL, Mauro Azevedo, e a empresa Cimontubo - Tubagens e Soldadura, Lda., representada pelo seu Diretor de Produção Joaquim Ferreira, na presença da Câmara Municipal de Coimbra.

Presidente do Conselho de Administração da AdCL, Alexandre Oliveira Tavares, participou na cerimónia

A intervenção teve o seu arranque oficial naquela quinta-feira e envolve um investimento de mais de 1,7 milhões de euros, tendo como principal objetivo a conclusão das infraestruturas dos “sistemas em alta” de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais no centro da cidade de Coimbra, que constituem o designado Sector Central I, no troço compreendido entre a Estação Nova e a zona do Açude-Ponte, contemplando os seguintes trabalhos:

  • Abastecimento de água:
  • Instalação de conduta adutora entre a Estação Nova e a zona da Ponte do Açude, numa extensão de cerca de 1,3 km, em ferro fundido dúctil, com um diâmetro DN 700mm;
  • Drenagem de águas residuais:
  • Instalação de coletor gravítico de ligação entre a o troço de Emissário em execução, junto à Estação Nova e o Emissário existente junto à Ponte do Açude, numa extensão de 1,05 km, em ferro fundido dúctil, com um diâmetro DN 900mm.

Os trabalhos de fiscalização associados à Empreitada estão a cargo da empresa Aveiplano, Lda..

Esta empreitada dá continuidade aos trabalhos em curso, que decorrem entre a Praça 25 de Abril e a Estação Nova, no valor de perto de 5 milhões de euros, realizada em parceria com a Infraestruturas de Portugal e com a Águas de Coimbra, num Agrupamento de Entidades Adjudicantes, e que inclui o troço inicial da Conduta Adutora e do Emissário e Sistema Elevatório de Águas Residuais.

Estas infraestruturas visam, no que respeita ao abastecimento de água, ao reforço da capacidade de abastecimento de água à Zona Norte e “baixa” da Cidade de Coimbra, bem como ao reforço do abastecimento de água ao concelho da Mealhada. Já a nível do saneamento, pretendem substituir o denominado Intercetor Geral da Cidade, infraestrutura com mais de 60 anos e que apresenta um estado e condição deficitário.

As duas empreitadas, e respetivas fiscalizações, estão incluídas num Candidatura recentemente apresentada ao POSEUR e sobre a qual se aguarda decisão de aprovação.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram