Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

AdCL aposta na resiliência da manutenção das suas infraestruturas e nas boas condições dos seus trabalhadores

2022-10-19

Investimento de cerca de 2.2 milhões de euros, promove a capacidade de armazenagem e manutenção de infraestruturas e otimiza os recursos de operação.

A Águas do Centro Litoral (AdCL), realiza esta quarta-feira, 19 de outubro, pelas 11h00, a inauguração do novo Armazém de Manutenção, em Cacia, numa cerimónia simbólica a que se associa o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves.

Esta nova-infraestrutura integra a empreitada de Construção de Armazém, Balneário e Requalificação do Edifício de Exploração da ETAR de Cacia, com um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, que visou dotar o Polo Ria de uma infraestrutura fundamental à operacionalização eficiente do processo de Gestão de Fluxos de Materiais, essencial à melhoria da capacidade de resposta da manutenção, e, consequentemente, à garantia do bom funcionamento dos equipamentos e infraestruturas, às boas condições de qualidade e segurança dos trabalhadores da AdCL.

Implementado em terreno contíguo à atual ETAR de Cacia, com uma área de 1.190 m2, o edifício integra o armazém de manutenção, representando mais valias no que respeita à ampliação do espaço físico disponibilizado para armazenagem centralizada, adequado aos vários tipos de materiais existentes (mecânicos, elétricos, combustíveis e lubrificantes, ferramentas e equipamentos de reserva e rotáveis), bem como espaços de movimentação e tratamento de stocks. O edifício foi concebido recorrendo às melhores tecnologias de forma a garantir a otimização energética e permite dar resposta às necessidades de manutenção, garantindo um melhor desempenho dos ativos e consequentemente a melhoria contínua da AdCL. Esta infraestrutura encontra-se ainda equipada com portões de grande dimensão, que permitem o acesso a camião, e uma viga monocarril interior para proceder às cargas e descargas de equipamento de elevada robustez.

A presente empreitada contribui ainda para a resiliência das infraestruturas e equipamentos, nomeadamente, no reforço das condições operacionais de suporte à manutenção preventiva e corretiva, ampliando a confiança e fiabilidade do serviço prestado pela AdCL aos utilizadores.
“Diariamente, 24h por dia, ter o que precisamos, saber o que temos, quanto temos, onde temos e quanto vale, e manter os espaços de armazenamento e circulação de materiais organizados e limpos (garantir a gestão visual e 5S), são algumas das mais valias potenciadas através deste investimento que, essencialmente, irá permitir ampliar a resiliência e eficiência do serviço prestado diariamente no terreno”, destaca o José Pereira, Coordenador de Manutenção do Centro Operacional Ria Norte.

Requalificação do Edifício de Exploração e edificação de Balneário na ETAR de Cacia

A empreitada integrou ainda a edificação de espaços de apoio à Manutenção e Operação, nomeadamente, no que respeita à criação de uma zona social onde se inclui ainda a edificação de balneários, cozinha e sala de refeições, contribuindo para a melhoria das condições de utilização dos trabalhadores, bem como para o desempenho ambiental da AdCL.
O espaço agora inaugurado reforça, assim, as condições de qualidade e segurança dos trabalhadores da operação e manutenção do Centro Operacional Ria Norte, nomeadamente, a ETAR de Cacia, dotando o espaço de melhores e funcionais equipamentos e ampliando o espaço social.
O bem-estar dos seus trabalhadores e a qualidade de exercício de funções são fundamentais para a AdCL, empresa certificada em Qualidade (ISO9001), Ambiente (ISSO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001), Energia (ISO50001), Ativos (ISO55001) e Responsabilidade Social (SA8000).
“As mais-valias da requalificação do edifício de exploração é que possui equipamentos novos, que oferecem mais conforto aos colaboradores. O edifício em si ficou mais airoso e com uma estética mais moderna. Já a construção dos novos balneários oferece mais conforto térmico, uma melhor recirculação do ar e um espaço mais adequado para a troca de roupa e banhos”, afirma Tiago Soares, operador da Direção de Operação de Águas Residuais

O Edifício de Operacional de Cacia irá servir diretamente um total de 41 colaboradores da AdCL, 24 pertencentes ao Centro Operacional Ria Norte e 17 pertencentes ao Centro de Manutenção de Cacia.

O atual Edifício de Exploração da ETAR de Cacia, Centro Operacional da Ria Norte, que integra a sala da telegestão e atual coordenação técnica e administrativa, beneficiou ainda de obras de reabilitação e conservação, permitindo corrigir as diversas patologias.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram