A AdCL em parceria com o Município de Porto de Mós, no passado dia 5 de outubro, dinamizou um concerto intitulado “Um Trompete junto ao Lena”, promovido pela Banda Filarmónica da SAMP, junto à Frente Ribeirinha do município.
Este evento musical, onde o Rio Lena assumiu o papel principal, encerrou a semana dedicada à celebração do Dia Nacional da Água, reunindo centenas de pessoas numa iniciativa que realçou a importância da água para o bom funcionamento do ecossistema do território onde o concelho se insere.
Neste concerto, a Banda Filarmónica da SAMP apresentou um programa com especial destaque na relação da Música com a Água, fazendo ainda um tributo a dois nomes da região de Leiria: O rio Lena e o já falecido maestro Joaquim Lopes, celebrando o centenário do seu nascimento.
Nesse sentido, foram apresentadas, em estreia absoluta, as obras “Concertino para Trompete e Banda” de Nelson Jesus (uma encomenda da SAMP), em tributo ao maestro Joaquim Lopes, e a “Marcha de Lis e Lena” (que recebeu uma Menção Honrosa no Concurso de Composição promovido pela ex-SIMLIS).
Recorde-se que esta iniciativa integra o projeto alargado “Água – Sensibilização Ambiental”, que se prolongará no decorrer de 2019 com uma série de iniciativas ligadas a esta temática.