Secretário de Estado do Ambiente preside cerimónia de reabilitação da captação e ETA da Ribeira de Alge

2024-05-29

A Águas do Centro Litoral (AdCL), realizou, hoje, a cerimónia de inauguração da reabilitação da captação e estação de tratamento de água (ETA) da Ribeira de Alge, no valor de1,6 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR, presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

A empreitada de reabilitação da captação de água e ETA da Ribeira de Alge teve por objetivo aumentar a resiliência e robustez ao processo de tratamento e também promover uma adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de eventuais fenómenos climáticos extremos (ex. pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios).

A Águas do Centro Litoral iniciou a exploração do Sistema de abastecimento de água da Ribeira de Alge em janeiro de 2020, tendo, em 2022, registado uma grande redução do volume de água superficial captada da Ribeira de Alge, acompanhando a situação de seca severa que se verificava em todo o território nacional.

Nesse mesmo ano, foi consignada esta intervenção, que contemplava a reabilitação da captação de água da Ribeira de Alge e da Estação de Tratamento de Água, nomeadamente a remodelação dos equipamentos existentes, instrumentação, válvulas, tubagens e acessórios dos diversos órgãos de tratamento que compõem a instalação. Além da beneficiação de outras estruturas e edifícios da ETA, está também incluído nesta empreitada a implementação de uma etapa adicional de coagulação e floculação, melhorando desta forma o tratamento preconizado na instalação.

A empreitada vai traduzir-se numa melhoria substancial no fornecimento de água aos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela, representando uma população beneficiada superior a 11 mil habitantes-equivalentes. O montante investido, 1,6 milhões de euros, é cofinanciado em 82%, através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso do Recurso (POSEUR).

Enquadrada na política da AdCL de contínua preservação dos seus instrumentos, esta intervenção dará uma maior resiliência e robustez ao processo de tratamento, permitindo uma adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de possíveis fenómenos climáticos extremos, como pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios.

O Sistema de Abastecimento da Ribeira de Alge é composto por uma captação na Ribeira de Alge, oito reservatórios, seis estações elevatórias e mais de 50 km de condutas adutoras, a estação de tratamento de água (ETA) da Ribeira Alge tem uma capacidade de tratamento de 3.100 m3/dia.

A água é captada na Ribeira de Alge, com 4 drenos, sendo a água bruta encaminhada para a torre de captação, onde estão instalados dois grupos eletrobomba.

A água é, de seguida, elevada e monitorizada à entrada da ETA (pH e turvação), sendo doseada, nesta fase, com coagulante/floculante e Hidróxido de Cálcio, para correção da agressividade da água.

Após esta etapa, segue-se o processo de decantação, onde a água decantada e posteriormente filtrada, com recurso a filtros de areia.

A água filtrada é, de seguida, armazenada no reservatório da ETA da Ribeira de Alge, onde é feita a desinfeção, com recurso a cloro, e a correção de pH com recurso a Hidróxido de Cálcio.  

No final do processo, a água tratada é elevada para o reservatório do Olival I, para distribuição a todo o sistema de abastecimento da Ribeira de Alge.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram