Bem-Vindos à AdCL
800 
     23 23 30

Requalificação da ETAR das Olhalvas em estudo

2020-07-22

Instituto Politécnico de Leiria vai estudar requalificação tecnológica da ETAR das Olhalvas

A Águas do Centro Litoral, a Câmara Municipal de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria assinaram, hoje, dia 22 de julho, um Protocolo de cooperação para o estudo de avaliação da requalificação tecnológica da ETAR das Olhalvas.

Com este protocolo, que tem um prazo de execução de quatro (4) meses, a Águas do Centro Litoral (AdCL) pretende recorrer à capacidade técnico-científica instalada no Politécnico de Leiria para a prestação de Assessoria Técnica e Investigação Científica na definição das melhores metodologias e estratégias visando a requalificação/ modernização da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) das Olhalvas, a mitigação do impacto que esta infraestrutura ainda tem no contexto em que se insere e as possibilidades de reutilização de parte da água tratada desta unidade, numa perspetiva de uso racional da água.

O Município, o Politécnico de Leiria e a Águas do Centro Litoral no âmbito das suas atividades, propõem-se estabelecer formas de cooperação, tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades científicas, técnicas e humanas, de modo a que as relações de intercâmbio daí resultantes permitam uma conjugação de ações que originem benefícios para ambas as partes.

A AdCL é uma empresa de referência no setor da água, em termos de qualidade do serviço prestado, e um parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da Região Centro Litoral, tendo a sua atividade contribuído significativamente nas últimas décadas para uma melhor qualidade dos recursos hídricos da região, permitindo que os rios, as ribeiras, as praias e o mar estejam hoje mais limpos. Nesse sentido, e com vista à procura contínua de melhoria dos seus processos visando a prestação de um serviço de excelência, atuando de forma responsável na defesa e proteção do meio ambiente, recorre assim ao know-how do Politécnico de Leiria, que tem-se afirmado nos últimos anos como uma instituição focada na Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i), tendo por marca identitária um Ecossistema de I&D+i orientado primordialmente para o tecido económico e social da região onde está inserido, não perdendo, contudo, o foco global que se pretende para a I&D+i.

O estudo a desenvolver tem quatro objetivos:

  1. Investigar, identificar e definir as melhores opções para a requalificação/ modernização da ETAR das Olhalvas para a adaptar aos atuais condicionalismos regulamentares;
  2. Investigar e propor medidas de redução do impacto que esta infraestrutura tem no contexto urbano e bacia hidrográfica em que se insere;
  3. Investigar e identificar as melhores possibilidades de reutilização do efluente desta unidade numa perspetiva de uso racional da água, alinhando o papel destas infraestruturas com os novos paradigmas ambientais;
  4. Desenhar um plano que permita comunicar às populações o papel destas infraestruturas e a sua importância para a qualidade de vida de todos.

A AdCL disponibilizará à equipa técnica responsável pelo estudo todo o apoio necessário à realização dos trabalhos, incluindo todos os elementos de que dispõe relativamente ao funcionamento da ETAR, nomeadamente os dados de monitorização do seu funcionamento, dos caudais afluentes e das suas características, dos caudais descarregados no meio e das suas características, do território envolvente ou outros que se venham a revelar importantes, designadamente estudos ou análises anteriores sobre o funcionamento, manutenção e obras de melhoramento que a ETAR tenha sofrido.

A Águas do Centro Litoral, enquanto entidade gestora do ciclo urbano da água, na região Centro Litoral, reconhece a importância do fortalecimento de parcerias de colaboração que permitam acompanhar as mudanças ecológicas e tecnológicas na sociedade e alcançar os seus objetivos de preservação do meio ambiente, em particular do rio Lis.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram