31 praias de Bandeira Azul da área da intervenção da AdCL, distribuídas por 15 Municípios, iniciaram a época balnear mais inclusivas pela cor, garantindo a acessibilidade e igualdade das pessoas daltónicas.
Pioneira na implementação do sistema de identificação de cores para daltónicos, nas praias fluviais portuguesas, ano após ano, a Águas do Centro Litoral tem vindo a projetar um horizonte de crescimento em escala no que respeita implementação do Código ColorADD pelo território nacional.
Na presente época balnear a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a ColorADD associaram-se novamente com um objetivo comum, assegurar a "Praia para Todos", tendo hasteado as primeiras insígnias ColorADD, no passado dia 17 de junho, na praia fluvial do Reconquinho, no concelho de Penacova.
Esta iniciativa contou com a presença do Presidente do Município de Penacova, Álvaro Ferreira, a vereadora da Câmara de Penacova com o pelouro das Praias Fluviais, Magda Rodrigues, o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares, o criado da ColorADD, Miguel Neiva, coordenadora nacional desto programa Bandeira Azul, Fátima Vieira, um representante da Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Centro, Nelson Silva, presidentes das juntas de freguesia, deputados municipais, operadores turísticos locais, nadadores-salvadores.
O ColorADD é um projeto de inclusão social, fruto de um protocolo de cooperação entre a AdCL e a ColorADD, iniciado em 2018, e tem vindo a conquistar os Municípios da área de intervenção a AdCL, registando um crescimento de adesões acelerado ano após ano.
Obter a licença de utilização do ColorADD, disseminar e implementar o código de cores para daltónicos nas Bandeiras e ecopontos de praia e demais suportes de comunicação é um processo simples, rápido e inclusivo.
No cumprimento da política de proximidade e cooperação com os Municípios detentores de espaços balneares, galardoados com Bandeira Azul, a AdCL diligenciou os contactos necessários tendo por objetivo a ativação do projeto no presente ano. Dando continuidade ao projeto implementado nos anos transatos, procedeu-se à renovação da parceria com os Municípios de Arganil, Lousã, Góis, Cantanhede, Leiria e Marinha Grande. Considerando os excelentes resultados alcançados e o valor acrescentado desta iniciativa, os Municípios de Espinho, Murtosa, Ílhavo, Vagos, Mira, Cantanhede, Coimbra, Penacova, Penela e Ourém integraram este ano, pela primeira vez, o Programa ColorADD nas praias.
O daltonismo, refira-se, afeta cerca de 10% da população masculina mundial, sendo que 1 em cada 200 mulheres é daltónica. Estima-se a existência de 350 milhões de pessoas que sofrem de daltonismo em todo o mundo.
Em termos práticos, a presente parceria, preconizou a inclusão de um sistema de identificação de cores para daltónicos, código ColorADD, e demais sinalização adaptada, a ser disposta visivelmente nas bandeiras de sinalização do estado do mar, nos contentores de recolha seletiva de lixo e em todos os elementos com pertinência, potenciando ainda a formação e capacitação dos agentes operacionais nas áreas de banhos e recreio balnear.
Os números registados na presente época balnear revelam uma forte mobilização na adesão e implementação do projeto, tendo triplicado o crescimento de Municípios associados face ao período homólogo do ano passado.
É importante lembrar que a maioria dos daltónicos tem dificuldade em distinguir o vermelho do verde.
Este projeto de utilidade social, além de possibilitar o reforço da visibilidade dos serviços essenciais assegurados pela AdCL, junto dos seus acionistas, valorizando ainda qualidade de vida e segurança da população através da cor.
Recorde-se que este projeto é encarado como uma boa prática para a integração, patente na Estratégia Nacional de Inclusão para as Pessoas com Deficiência (ENIPD) para o quadriénio 2021-2025, assumida pelo Governo português, ambicionando que todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos, a vigorar já a partir do ano de 2024.
Aproveite para desfrutar da época balnear nas praias fluviais e costeiras galardoadas pela qualidade e segurança na idílicas na Região Centro Litoral:
Distrito de AVEIRO | Distrito do MONDEGO | Distrito de LEIRIA |
Espinho - 6 - Frente Azul, Espinho Baia, Rua 37, Silvalde, Paramos e Seca (estreia); Murtosa - 3 - Torreira, Monte Branco e Bico; Ílhavo - 2 - Barra e Costa Nova; Vagos - 3 Vagueira, Areão e Labrego (estreia); Mira - 2 - Mira e Poço da Cruz; Cantanhede - 1 – Tocha. | Coimbra - 2 - Palheiros e Zorro e Praia Fluvial do Rebolim; Penacova - 2 - Vimieiro e Reconquinho; Lousã - 1 - Bogueira; Arganil - 1 - Secarias; Góis - 2 - Peneda-Pego Escuro e Alvares; Penela - 1 - Louçainha. | Leiria - 2 - Pedrógão Centro e Pedrógão Sul; Marinha Grande - 2 - Praia Velha e São Pedro de Moel; Ourém - 1 - Agroal. |
Na área de concessão da Águas do Centro Litoral foram galardoadas 31 praias com o código de cores para daltónicos, distribuídas por 15 municípios, promovendo o hasteamento de bandeiras ColorADD em cerca de 85 concessões/postos de ISN por praia.
O ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite aos daltónicos identificar as cores, com um amplo e infinito espectro de utilização em empresas/entidades sempre e quando a cor se constitua um fator de identificação, orientação ou escolha.
Importa ainda realçar que o daltonismo é a incapacidade ou diminuição da capacidade de ver a cor ou perceber as diferenças de cor em condições normais de iluminação, estimando-se que 10% da população mundial masculina e 0,5% da população feminina sofra de daltonismo, pelo que o código ColorADD pode constituir um ponto de viragem na vida de todos os indivíduos que padecem deste constrangimento visual.
A integração do Código ColorADD nas bandeiras de praia e nos contentores de recolha seletiva pretende assim tornar as praias em locais mais seguros e inclusivos para os daltónicos. A Cor é para Todos!