Bem-Vindos à AdCL
800 
     23 23 30

Penela

Infraestruturas
Investimentos
Acionistas

Infraestruturas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A exploração “em alta” do Serviço de Abastecimento de Água no concelho de Penela é da responsabilidade da Águas do Centro Litoral.

A AdCL capta e trata na estação de Tratamento de Água (ETA) da Boavista e entrega uma água em qualidade e quantidade, através de 23 reservatórios e 43 pontos de entrega, às empresas em “baixa” para distribuir aos consumidores.

Em Penela, o abastecimento de água é ainda feito a partir da ETA de Cancelas, 4 reservatórios e 3 pontos de entrega.

De seguida, a AdCL entrega a água, em qualidade e em quantidade, à APIN que é a responsável pela distribuição aos consumidores

ETA de Cancelas

A Estação de Tratamento de Água de Cancelas está dimensionada para servir uma população de 16 mil habitantes e apresenta uma capacidade de tratamento de 2052 m3/ dia.

Esta infraestrutura serve as populações das freguesias de Avelar, Chão de Couce, Pousaflores, Ansião, Lagarteira, Torre de Vale de Todos, Alvorge e Santiago da Guarda, do concelho de Ansião, e ainda algumas freguesias do concelho de Penela, Pombal, Figueiró dos Vinhos e Soure.

ETA da Boavista

O Subsistema de Abastecimento de Água da Boavista engloba sete empreitadas: Complexo da Boavista (ETA da Boavista e captações); Extensão ao Sector Nascente; e os Sistemas Adutores Norte, Sul, Central 1, Central 2 e Nascente 2, num investimento total de cerca de 50 milhões de euros, co-financiado em 53% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Este Subsistema envolveu a reconstrução da ETA da Boavista, e vem reforçar a garantia de abastecimento de água em qualidade e quantidade através de 37 reservatórios, 13 estações elevatórias e 145 km de condutas.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Boavista serve os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lousã, Mealhada, Miranda-do-Corvo e Penela.

Complexo da Boavista e Extensão ao Sector Nascente (Lote A)

Este Lote A serve os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo, Mealhada, Condeixa-a-Nova, Lousã e Penela. O projeto previu a construção de infraestruturas de modo a servir uma população de 250 mil habitantes, com capacidade para tratar 1,5 m3 de água por segundo (129.600 m3/dia).

Entre as várias infraestruturas a construir, esteve a nova ETA da Boavista, um Reservatório de 15 mil m3 (Reservatório da Boavista), duas Estações Elevatórias e 6 km de condutas adutoras.

O valor deste projeto ascendeu aos 15 milhões de euros, e foi cofinanciado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53%.

Sistema Adutor da Boavista - Nascente 2

Este Sistema serve as freguesias de Serpins, Vilarinho, Casal de Ermio, Foz de Arouce e Lousã, (município da Lousã); de Rio Vide e Lamas (município de Miranda do Corvo); e serve também o Sistema da Louçainha, nomeadamente as freguesias de Santa Eufémia, São Miguel, Podentes, Rabaçal, Cumeeira, Espinhal (Município de Penela).

O Sistema Adutor da Boavista - Nascente 2 inclui 20,7 km de condutas adutoras e equipamento afim, bem como a construção de três Reservatórios e uma Estação Elevatória.

O valor deste projeto ascendeu os 6 milhões de euros.

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

 

As águas residuais do município de Penela são encaminhados, através de duas (2) estações elevatórias, e tratadas na estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Quinta de Cima

 

ETAR de Quinta de Cima

 

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Quinta de Cima serve as freguesias do Podentes, Cumieira, Espinhal, Santa Eufémia e S. Miguel, desativando a atual situada no lugar da Carvalheira da Boiçado concelho de Penela.

Tratou-se de uma obra que teve como investimento total cerca de 1,3 milhões de euros.

Inaugurada em 2011, a ETAR de Quinta de Cima está preparada para receber os efluentes domésticos de 6 mil habitantes-equivalentes e tratar cerca de 1.294 m3/dia de efluentes líquidos.

A solução de tratamento da ETAR de Quinta de Cima baseia-se num sistema de tratamento secundário, um tratamento biológico com base no sistema de lamas ativadas, em regime de arejamento prolongado, com remoção da matéria orgânica.

Investimentos

Sem investimentos neste momento no município.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram