Bem-Vindos à AdCL
800 
     23 23 30

Penacova

Infraestruturas
Investimentos
Acionistas

Infraestruturas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A Águas do Centro Litoral fornece água em qualidade e quantidade ao município de Penacova a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ronqueira, situada em Penacova.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira representou um investimento total de mais de 9 milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53%. A ETA da Ronqueira serve as freguesias de Penacova e Vila Nova de Poiares, representando, no ano horizonte do projeto (2039), cerca de 25 mil habitantes.

Este Sistema serve, assim, as freguesias de Penacova, Friúmes, Oliveira do Mondego, Paradela, São Paio de Mondego, São Pedro de Alva e Travanca do Mondego, Lorvão, Figueira de Lorvão, Sazes do Lorvão (Município de Penacova) e as freguesias de Lavegadas, São Miguel de Poiares, Arrifana e Poiares (Santo André) (Município de Vila Nova de Poiares).

O Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira inclui a construção de uma Estação Elevatória, seis Reservatórios e cerca de 41 km de condutas adutoras, e ainda a remodelação de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Captações, já existentes, bem como de quatro Estações Elevatórias (que servem os Reservatórios de Albarqueira, Arrifana, São Pedro Dias e Travanca do Mondego).

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

 

A Águas do Centro Litoral trata o saneamento no município de Penacova com nove (9) estações de tratamento de água residual (ETAR) e duas estações elevatórias que elevam o afluente até à ETAR.

 

ETAR de Aveleira

A ETAR de Aveleira drena as localidades as localidades de Aveleira, da freguesia do Lorvão., estando dimensionada para uma população de 650 habitantes equivalentes, para o ano horizonte de projeto de 2028.

A infraestrutura trata um caudal médio diário de 92m3, proveniente de cerca de 550 habitantes-equivalentes. No entanto, tem capacidade para tratar, no ano horizonte do projeto (2028), um caudal médio diário de 106m3, proveniente de 650 habitantes-equivalentes.

Tratou-se de uma obra que teve como investimento total cerca 0,5 milhões de euros.

 

ETAR do Caneiro

 

ETAR de Gondelim

A ETAR de Gondelim, com um Sistema de Leito de Macrófitas Emergentes de Fluxo Vertical, desativou as fossas sépticas individuas das localidades servidas (Gondelim e Carvalhais).

Uma obra que representou um investimento de cerca de 700 mil euros e tem a capacidade para tratar as águas residuais de perto de 400 habitantes-equivalentes no horizonte de projeto (o ano de 2029).

ETAR do Lorvão

 

ETAR de Penacova

 

ETAR de Roxo

A ETAR de Roxo drena as localidades as localidades de Roxo, da freguesia do Lorvão, estando dimensionada para uma população de 750 habitantes equivalentes, para o ano horizonte de projeto de 2028.

A infraestrutura está preparada para tratar um caudal médio diário de 107m3, proveniente de cerca de 750 habitantes-equivalentes. No entanto, tem capacidade para tratar, no ano horizonte do projeto (2028), um caudal médio diário de 123m3, proveniente de 750 habitantes-equivalentes.

Tratou-se de uma obra que teve como investimento total cerca 0,63 milhões de euros.

 

ETAR de S. Mamede

A ETAR de S. Mamede drena o lugar de São Mamede, pertencente à freguesia de Lorvão, concelho de Penacova. A ETAR está dimensionada para uma população de 950 habitantes equivalentes, para o ano horizonte de projeto de 2028, capaz de tratar um caudal médio diário de 154m3/dia.

Uma empreitada, inaugurada em 2009, representou um investimento de cerca de 770 mil euros.

 

ETAR de S. Pedro de Alva

A ETAR de S. Pedro de Alva, inaugurada em 2010,  drena as localidades as localidades de S. Pedro de Alva e Quintela, da freguesia de S. Pedro de Alva, estando dimensionada para uma população de 900 habitantes equivalentes, para o ano horizonte de projeto de 2028.

A infraestrutura trata um caudal médio diário de 87m3, proveniente de cerca de 735 habitantes-equivalentes. No entanto, tem capacidade para tratar, no ano horizonte do projeto (2028), um caudal médio diário de 100m3, proveniente de 900 habitantes-equivalentes. Trata-se de uma obra que teve como investimento total cerca 0,5 milhões de euros.

No último semestre de 2019, a Águas do Centro Litoral assinou a empreitada de reabilitação da estação de tratamento de águas residuais de São Pedro de Alva, por cerca de 261 mil euros, devido aos fatídicos incêndios de 15 de outubro de 2017, que flagelaram a região centro do país, tendo sido destruídos os leitos de macrófitas da ETAR.

Esta empreitada consistiu, assim, na reformulação integral dos leitos de macrófitas existentes (com a substituição de telas de impermeabilização, circuitos hidráulicos, meios de enchimento) e reposição de parte da rede de vedação, uma vez que a restante infraestrutura não sofreu  danos, nomeadamente ao nível do edifício de exploração, do pré-tratamento e das estações elevatórias.

 

ETAR de Travanca do Mondego

A ETAR de Travanca do Mondego, inaugurada em 2020, é uma obra cofinanciada pelo PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que representou um investimento total aproximado de 800 mil euros.

Esta ETAR serve as populações de parte do lugar de Silveirinho, da freguesia de São Pedro de Alva e as populações dos lugares de Covais, Lagares e Travanca do Mondego, da freguesia de Travanca do mondego, todos pertencentes ao município de Penacova, representando 625 habitantes-equivalentes.

Esta empreitada do Subsistema de Saneamento de Travanca do Mondego - execução do sistema de transporte, conceção e construção da ETAR, em Penacova, incluiu a construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Travanca do Mondego e da estação elevatória de águas residuais (EEAR) de Silveirinho.

O tratamento do efluente é feito numa instalação compacta, pelo processo de lamas ativadas com remoção de azoto e fósforo, em regime de baixa carga e arejamento prolongado, por sistema de fluxo contínuo. A água tratada será rejeitada na linha de água designada por ribeiro do Paço.

Já a estação elevatória (EEAR) de Silveirinho é uma infraestrutura de pequena dimensão, constituída por tamisador, poço de bombagem e câmara de manobras, que irá elevar o efluente da população residente de Silveirinho até à ETAR.

Esta infraestrutura é constituída por um tamisador com grade mecânica, onde ficam retidos os resíduos sólidos, com recolha mecânica para contentor. Após a tamisagem o efluente é encaminhado para o poço de bombagem, onde será efetuada a sua elevação por um grupo submersível (2 unidades de bombagem), para um caudal de 6 l/s.

Investimentos

A Águas do Centro Litoral tem, em curso, a empreitada de reforço de abastecimento de água aos municípios de Penacova e Vila Nova de Poiares à MARSILOP – Sociedade de Empreitadas, S.A.. Esta empreitada, cujo investimento ronda os 260 mil euros, consiste na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova).

Este novo investimento vem, agora, satisfazer uma maior necessidade de abastecimento de água dos dois municípios.

Como entidade responsável pela captação e tratamento de água, a AdCL fornece uma água de qualidade, garantida pela qualidade das origens, pelos processos de tratamento e pelo controlo analítico ao longo de todo o sistema de abastecimento, desde a captação, tratamento até à distribuição às entidades gestoras em “baixa” (câmaras municipais, Águas de Coimbra e SMAS de Leiria).

A água da AdCL é uma água tratada, de excelente qualidade, sujeita a análises diárias, cumprindo os requisitos legais nacionais e europeus. Um serviço de qualidade que permitirá, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água de excelência ao consumidor final. Mais de 900 habitantes da região vão, assim, passar a ter uma água de qualidade e quantidade.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram