A Águas do Centro Litoral e a Câmara Municipal de Arganil realizaram, no dia 30 de janeiro, a ação comemorativa de entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Cova de Alva, infraestrutura preparada para receber os efluentes domésticos de 450 habitantes e tratar de cerca de 75 metros cúbicos por dia de efluentes líquidos.
A nova infraestrutura integra a empreitada de construção de quatro ETAR compactas pela Águas do Centro Litoral no município de Arganil. Esta empreitada, que teve um investimento total de 2,8 milhões de euros, com candidatura ao POVT, aprovada em overbooking, incluiu a construção das ETAR de São Martinho da Cortiça, de Vila Cova de Alva, de Barril de Alva e de Pomares e ainda cerca de cinco quilómetros de emissários de ligação.
As quatro ETAR e respetivos emissários que entram agora em operação permitem assim assegurar o tratamento adequado das águas residuais produzidas por uma população total de 2.650 habitantes-equivalentes das localidades servidas, bem como a devolução em condições seguras do efluente tratado no meio recetor, contribuindo para a sua preservação, com destaque para o rio Alva e ribeiras afluentes.
Com a conclusão destas quatro ETAR, a AdCL conclui o investimento previsto em saneamento no Contrato de Concessão (assinado com a ex-Águas do Mondego) no município de Arganil, representando um total de cerca de 5,5 milhões de euros.
Na vertente de abastecimento de água, a Águas do Centro Litoral e a Câmara Municipal assinaram um protocolo, em setembro, que visa integrar no sistema multimunicipal do Centro Litoral os subsistemas autónomos de abastecimento de água de Alagoa, Alqueve, Feijoal, Pomares e Vila Cova do Alva, sitos em Arganil.
A integração destes cinco subsistemas autónomos tem associado um investimento previsto superior a 2 milhões de euros e encontra-se programado para ocorrer durante os próximos dois anos.