Mealhada

Infraestruturas
Investimentos
Acionistas

Infraestruturas

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A exploração “em alta” do Serviço de Abastecimento de Água no concelho da Mealhada é da responsabilidade da Águas do Centro Litoral.

A AdCL capta e trata na estação de Tratamento de Água (ETA) da Boavista e entrega uma água em qualidade e quantidade, através de 23 reservatórios e 43 pontos de entrega, às empresas em “baixa”, neste caso à Câmara Municipal da Mealhada, para distribuir aos consumidores.

ETA da Boavista

O Subsistema de Abastecimento de Água da Boavista engloba sete empreitadas: Complexo da Boavista (ETA da Boavista e captações); Extensão ao Sector Nascente; e os Sistemas Adutores Norte, Sul, Central 1, Central 2 e Nascente 2, num investimento total de cerca de 50 milhões de euros, co-financiado em 53% pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

Este Subsistema envolveu a reconstrução da ETA da Boavista, e vem reforçar a garantia de abastecimento de água em qualidade e quantidade através de 37 reservatórios, 13 estações elevatórias e 145 km de condutas.

O Subsistema de Abastecimento de Água da Boavista serve os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lousã, Mealhada, Miranda-do-Corvo e Penela.

Complexo da Boavista e Extensão ao Sector Nascente (Lote A)

Este Lote A serve os municípios de Coimbra, Miranda do Corvo, Mealhada, Condeixa-a-Nova, Lousã e Penela. O projeto previu a construção de infraestruturas de modo a servir uma população de 250 mil habitantes, com capacidade para tratar 1,5 m3 de água por segundo (129.600 m3/dia).

Entre as várias infraestruturas a construir, esteve a nova ETA da Boavista, um Reservatório de 15 mil m3 (Reservatório da Boavista), duas Estações Elevatórias e 6 km de condutas adutoras.

O valor deste projeto ascendeu aos 15 milhões de euros, e é cofinanciado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53%.

Sistema Adutor da Boavista - Sector Norte

Este Sistema do Sector Norte permite abastecer as freguesias de S. João do Campo, S. Silvestre, S. Martinho de Árvore, Antuzede, Stª Cruz, Eiras, Torre de Vilela, Brasfemes, Trouxemil, Souselas e Botão (município de Coimbra) e o município da Mealhada.

O Sistema Adutor da Boavista – Sector Norte incluiu a construção de 33,2 km de condutas adutoras e equipamento afim desde Casa do Sal (Coimbra) até ao município da Mealhada.

O valor deste projeto ascendeu os 6,6 milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53%.

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

O tratamento de águas residuais no município é da responsabilidade da Câmara Municipal.

Investimentos

Sem investimentos no município.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram