AdCL integra consórcio europeu que pretende melhorar linhas de água, através da aplicação de sensores de última geração, plataformas digitais e práticas agrícolas mais sustentáveis
A Águas do Centro Litoral integra o consórcio do projeto europeu LIFE NITRAZENS, que visa melhorar a monitorização e mitigação da poluição por azoto nas massas de água, através da aplicação de sensores de última geração, plataformas digitais e práticas agrícolas mais sustentáveis.
Cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia, o projeto promove a colaboração entre entidades públicas, universidades, empresas tecnológicas, num total de 11 parceiros em Portugal e Espanha e comunidades locais para enfrentar os desafios da poluição difusa, em especial nas zonas agrícolas intensivas.
A AdCL terá um papel determinante na monitorização da qualidade da água na zona do Baixo Mondego, disponibilizando, além disso, dados operacionais e conhecimento técnico essencial para validar, em contexto real, soluções tecnológicas inovadoras com aplicação no setor do ambiente e da água.
Esta participação permitirá à empresa integrar novas ferramentas de monitorização contínua e apoio à decisão, reforçando a sua capacidade de gestão preventiva e sustentável dos recursos hídricos.
No âmbito do LIFE NITRAZENS, a AdCL irá ainda colaborar com agricultores, associações locais e autoridades regionais, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas na gestão do azoto. Esta componente de envolvimento comunitário será fundamental para garantir a aceitação, eficácia e replicabilidade das soluções propostas, contribuindo para um território mais resiliente, informado e comprometido com a proteção dos recursos naturais.


Com este projeto, a AdCL reforça o seu papel como agente ativo no ecossistema de inovação do Centro Litoral, promovendo sinergias com instituições científicas, empresas e comunidades locais. O LIFE NITRAZENS alinha-se com os objetivos estratégicos da empresa nas áreas da sustentabilidade, inovação tecnológica e digitalização, com impacto direto na qualidade da água, na saúde ambiental e no bem-estar das populações.
