Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

Dia Mundial do Ambiente na AdCL

2021-06-04

Sabe para onde vai o esgoto?

Depois de carregar no botão do autoclismo, tudo desaparece por magia… Será? A Águas do Centro Litoral explica como é feito o tratamento da água suja rejeitada no esgoto, sensibilizando para as boas práticas ambientais.

A Águas do Centro Litoral (AdCL), enquanto entidade gestora do Ciclo Urbano da Água na região Centro Litoral de Portugal, que vai de Espinho a Porto de Mós, tem como compromisso mudar o paradigma civilizacional e alterar os comportamentos, com intuito de uma maior e melhor consciência ambiental.

Assim, e por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, a AdCL abriu as portas, ao público, da sua estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Olhalvas, em Leiria, hoje dia 4 de junho, para explicar para onde vai o esgoto rejeitado nas nossas casas e explicar todo o processo de tratamento que é feito antes da água ser devolvida, em condições ambientalmente corretas, ao rio Lis. Esta ação, aberta ao público, surgiu da parceria com o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) de Leiria, no âmbito da EU Green Week 2021.

Para quem não teve oportunidade de se deslocar fisicamente, pode, através de um simples clique, visitar virtualmente a ETAR de Góis, no dia 5 de junho, através das redes sociais da AdCL. O objetivo é (re)criar uma viagem ao conhecimento pelo trabalho promovido diariamente pela empresa em prol da preservação do meio hídrico e do ambiente.

Os visitantes do Facebook, Instagram e YouTube da AdCL podem, assim, ficar a conhecer as diversas etapas de tratamento a que a água suja é sujeita na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), antes de ser devolvida ao rio/mar, em condições ambientalmente seguras e controladas.
Uma ação que não é mais que um olhar sob o trabalho desenvolvido diariamente pela empresa, muitas das vezes “invisível”, em prol de um objetivo comum: garantir que a água continua a ser fornecida de forma segura e em quantidade e que, depois de usada, esta água possa ser reutilizada ou devolvida aos rios e mar em condições ambientalmente seguras.

Entre os dias 3 e 6 de junho, a AdCL marca também presença no evento Eco Aventura – Ação pelo Ambiente, no Jardim do Parque Infante D. Pedro, em Aveiro, com várias ações lúdico-pedagógicas cujo objetivo é sensibilizar para as boas práticas de todos nós.
Este evento, aberto a toda a família, tem um vasto programa ao longo dos quatro dias e o objetivo é partilhar “hábitos que nos ajudem a cuidar melhor da preservação do meio ambiente e do nosso planeta” e mostrar “como é possível divertir-se sem causar impacto planeta”.

A Águas do Centro Litoral convida assim toda a família a vir conhecer a nossa maquete da ETAR de Cacia, ficando a saber como é feito o tratamento do esgoto, antes de ser devolvido ao meio hídrico (neste caso, ao mar). Depois de adquirir o conhecimento, podem testá-lo no Jogo da Glória e no Puzzle gigante “Água em Movimento”, que nos sensibiliza e incentiva à adoção de boas práticas ambientais. Porque pequenos gestos, fazem a diferença.
A participação da AdCL termina no dia 6 de junho, às 14h30, no palco do Jardim Baixa Santo António, com a apresentação de um momento de stand up comedy, intitulado “Da nascente à foz, feliz(mente) cuido da água”. Um espetáculo que fará a paródia da viagem ao ciclo urbano da água na região de Aveiro.

Com estas iniciativas, pretende-se, além de explicar o processo de tratamento numa ETAR, sensibilizar toda a família sobre o que não deve ir para o esgoto e dar a conhecer o papel da AdCL enquanto dinamizadora do desenvolvimento sustentável na região onde atua.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram