Arganil

Infraestruturas
Investimentos
Acionistas

Infraestruturas

Abastecimento de Água

A Águas do Centro Litoral vai fornecer água em qualidade e quantidade ao município de Arganil até ao final de 2020 através da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alagoa.

TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Em Arganil, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alagoa é a infraestrutura responsável pelo tratamento do efluente das freguesias de Arganil, Alagoa, S. Pedro, Carvalhas, Sarzedo, Casal de S. José e Secarias [com desativação da ETAR de Secarias], representando uma população de cerca 6 mil habitantes-equivalentes.

A ETAR (inaugurada em 2007) foi construída no local da antiga ETAR de Arganil, com mais de 20 anos, cuja capacidade de tratamento de cerca de 2 mil habitantes-equivalentes tinha, há muito, sido esgotada. Trata-se de uma reabilitação profunda ao nível da capacidade de tratamento com tecnologias recentes que lhe confere uma segurança e fiabilidade no funcionamento ao nível dos melhores padrões ambientais, num investimento de cerca de 1,073 milhões de euros, cofinanciado em 53%pelo Fundo de Coesão.

Foi ainda dotada de um sistema adequado de recolha de lamas provenientes de fossas sépticas municipais e particulares, que permite estender os serviços de saneamento básico a zonas, que por razões de escala, não são servidas por redes municipais, garantindo assim, com o transporte e tratamento adequado das lamas, níveis de salubridade idênticos aos das zonas servidas por redes de saneamento.

A ETAR de Alagoa/ Arganil tem nível de tratamento secundário com remoção de nutrientes (carbono e azoto), do tipo sistema convencional de Lamas Ativadas em baixa carga em arejamento prolongado. Parte do efluente é ainda sujeito a microfiltração e desinfeção por ultravioletas para utilização como água de serviço e de rega.

Investimentos

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alagoa/ Feijoal vai servir as populações atualmente atendidas, nomeadamente as freguesias de Arganil, Pombeiro da Beira, Secarias, Sarzedo e São Martinho da Cortiça do Município de Arganil, parte da freguesia de Alvares do Município de Góis e parte da freguesia de Penacova do Município de Penacova, representando, no ano horizonte (30 anos), 10.250 habitantes. O volume a fornecer será, no horizonte de projeto, de 2.514 m3/dia.

Esta empreitada tem por objeto a renovação/reabilitação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que serão unidos em apenas um, integrando as seguintes infraestruturas: ETA de Alagoa e estações elevatórias; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Arganil III; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Secarias II; conduta elevatória de adução de água ao reservatório de Sarzedo; conduta elevatória e gravítica de adução de água ao reservatório de Feijoal; reservatório de Arganil III; reservatório de Feijoal; estação elevatória de Feijoal; pontos de entrega aos cinco reservatórios municipais.

Este reforço de abastecimento de água ao município de Arganil pretende resolver a variação de qualidade de água na origem, influenciada pela albufeira da barragem das Fronhas.

A AdCL tem, ainda, em curso a “Empreitada de abastecimento de água de Arganil – SAA de Alqueve, Pomares e Vila Cova do Alva”, que pretende remodelar/ reabilitar mais três subsistemas de Abastecimento de Água em Arganil, representando um valor total de perto de 2,75 milhões de euros e tem um prazo de execução de 545 dias.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram