Périplo de sensibilização ambiental pelas zonas balneares, costeiras e fluviais, na área de intervenção da AdCL, mais concretamente, em Cantanhede e Penela, eleva os benefícios de um trabalho (in)visível ao nível do tratamento das águas residuais e na qualidade da água devolvida ao meio ambiente.
AdCL esteve, no dia 2 de agosto, na praia costeira da Tocha, em Cantanhede, e na praia fluvial da Louçainha, em Penela, no dia 4 de agosto, promovendo a sensibilização ambiental de pequenos e graúdos através da campanha “Lisa vai à Praia”, consciencializando todos os presentes para a problemática da incorreta rejeição dos resíduos sólidos no esgoto, vulgarmente designados por lixo.
A primeira atividade realizou-se na Praia da Tocha, na marginal junto ao Centro de Interpretação de Arte-Xávega, tendo contado com a presença de Helena Teodósio, Presidente da Câmara de Cantanhede, Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Inova, José Cruz, Presidente da Junta de Freguesia da Tocha e Lisete Oliveira, em representação da Águas do Centro Litoral.
Esta é uma oportunidade única para conhecer de perto um trabalho quase “invisível” ao olhar da comunidade, mas com resultados visíveis para as populações e para o meio ambiente.
Estas iniciativas, promovidas em parceria com o Diário As Beiras, integram a dinamização de jogos lúdicos e pedagógicos, em especial, o Clássico Jogo da Glória, com o objetivo de consciencializar as crianças para a essencialidade dos serviços de saneamento assegurados pela AdCL, dando ainda a conhecer a ETAR e os demais processos de tratamento a que a água residual é sujeita, permitindo a sua restituição ao meio hídrico, em condições ambientalmente seguras.
Acabar com a poluição e promover a saúde do oceano e a sua biodiversidade é uma responsabilidade de todos.
Criamos bom ambiente, elevando o conhecimento das boas práticas para a gestão eficiente do Ciclo Urbano da água, em especial, no saneamento de águas residuais, (re)lembrando a importância da correta deposição de resíduos que não devem ir para o esgoto, a problemática do lixo costeiro e o seu impacto nos ecossistemas marinhos.
Através deste roadshow intitulado “Lisa via à Praia”, com a colaboração da Lisa, a mascote deste projeto educativo, aludindo à imagem de uma lontra cujo habitat deve ser o mais limpo possível, a AdCL pretende dar a conhecer aos veraneantes e às comunidades locais as rotinas produtivas e demais benefícios associadas à recolha, transporte e tratamento das águas residuais urbanas e o impacto que este serviço tem na melhoria da qualidade da água e dos meios recetores.
O périplo “Lisa vai à praia” termina na praia fluvial da Louçainha, em Penela, no próximo dia 4 de agosto, contando com a presença de Alexandre Tavares, Presidente do Conselho de Administração, Eduardo Santos, Presidente da Câmara de Penela e Luís Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Espinhal.
24 horas por dia, 365 dias por ano, a Águas do Centro Litoral assegura a gestão integrada do Ciclo Urbano da Água, de Espinho a Porto de Mós, promovendo o bem-estar, a saúde pública das populações e a proteção do ambiente.