A Águas do Centro Litoral inaugurou, hoje, a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Barril de Alva, em Arganil, assinalando a conclusão dos investimentos previstos para o município de Arganil em saneamento de águas residuais, num total de cerca de 5,2 milhões de euros. À cerimónia, que contou com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, seguiu-se a assinatura de um protocolo que irá reforçar os serviços de abastecimento de água prestados pela Empresa àquele Município.
A ETAR de Barril de Alva, hoje inaugurada, está preparada para receber os efluentes domésticos de 600 habitantes-equivalentes e tratar cerca de 100 m3/ dia de efluentes líquidos.
A nova infraestrutura integra a empreitada de construção de quatro ETAR compactas pela Águas do Centro Litoral no município de Arganil. Esta empreitada, que teve um investimento total de 2,8 milhões de euros, com candidatura ao POVT, aprovada em overbooking, incluiu a construção das ETAR de São Martinho da Cortiça, de Vila Cova de Alva, de Barril de Alva e de Pomares e ainda cerca de cinco quilómetros de emissários de ligação.
As quatro ETAR e respetivos emissários que entram agora em operação permitem assim assegurar o tratamento adequado das águas residuais produzidas por uma população total de 2.650 habitantes-equivalentes das localidades servidas, bem como a devolução em condições seguras do efluente tratado no meio recetor, contribuindo para a sua preservação, com destaque para o rio Alva e ribeiras afluentes.
Na vertente de abastecimento de água, o protocolo celebrado entre a Águas do Centro Litoral e a Câmara Municipal visa integrar no sistema multimunicipal do Centro Litoral os subsistemas autónomos de abastecimento de água de Alagoa, Alqueve, Feijoal, Pomares e Vila Cova do Alva, sitos em Arganil.
A integração destes cinco subsistemas autónomos tem associado um investimento previsto superior a 2 milhões de euros.
Na assinatura do protocolo estiveram presentes o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e ainda o Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, Afonso Lobato Faria, o Presidente de Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves e os membros do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Cláudio de Jesus e Jaime Gabriel Silva.