No âmbito da participação social na conservação dos espaços fluviais, no passado dia 14 de maio, cerca de 70 participantes, do primeiro ciclo ao ensino sénior, com o apoio da AdCL, monitorizaram dois troços de rio, no Cértima e Lograssol, na Mealhada.
Promovida pelo Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada, com o apoio da Águas do Centro Litoral, esta atividade de educação ambiental, no âmbito do Projeto Rios, permitiu consciencializar e envolver os participantes para a importância da preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
Cerca 40 crianças, da EB1 de Casal Comba, durante o período da manhã, realizaram a monitorização de um troço do Rio Cértima, no Parque de Merendas da Via Romana. Ao início da tarde, cerca de 25 alunos da Universidade Sénior CADES promoveram a monitorização do Rio do Lograssol, no Parque de Merendas dos Moinhos do Lograssol.
Em ambas as atividades, os participantes efetuaram recolhas de águas para se proceder à medição e registo das características físico-químicas da água (temperatura, pH, NO2, dureza, transparência). Ainda no decorrer da atividade de monitorização, procedeu-se à observação e registo da vida no rio (plantas aquáticas, répteis, mamíferos, anfíbios, aves, peixes, árvores e arbustos, invertebrados, cogumelos, insetos, borboletas, líquenes, musgos) e ao registo da situação ambiental do rio e do bosque ribeirinho.
Este momento de aprendizagem, para além de enriquecer os conhecimentos nas áreas de biologia e geografia, permitiu à AdCL alertar e consciencializar os participantes sobre as consequências de certas atitudes que afetam o ambiente, sublinhando para a importância da contribuição de cada cidadão no cumprimento dos seus deveres de cidadania, percebendo a responsabilidade que têm em cuidar do planeta, apoiando um desenvolvimento mais justo e sustentável.
Recorde-se que o Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água.