AdCL inaugura nova sala de controlo

2025-05-13

Novo Centro de Despacho Geral permite total disponibilidade e segurança na gestão remota das suas instalações de abastecimento de água e de saneamento.

A Águas do Centro Litoral (AdCL) inaugurou o seu novo Centro de Despacho Geral (CDG), um investimento estratégico que marca um avanço significativo na monitorização e controlo remoto das infraestruturas de abastecimento de água e saneamento da região do Centro Litoral, concentrando num único local e sobre uma única plataforma tecnológica as atividades de despacho, que, cada um dos seus três atuais sistemas de telegestão - Mondego, Lis e Ria, já fazia, parcialmente.

Com esta nova central, a AdCL passa a garantir uma total disponibilidade e segurança na gestão remota das suas 339 instalações, assegurando uma resposta mais eficiente a qualquer ocorrência no sistema. No CDG é possível efetuar o acompanhamento em tempo real do funcionamento das instalações de todo o ciclo urbano da Água, desde a captação até à entrega à rede em “baixa” (distribuição), bem como dos sistemas de saneamento, otimizando a operação e minimizando riscos.

Segundo o Conselho de Administração da empresa, esta transformação tecnológica, cujo investimento rondou os 200 mil euros, vai permitir não só uma melhoria na qualidade do serviço prestado, como também um reforço da resiliência e sustentabilidade operacional, ao agregar e concentrar toda a alarmística, capacidade de deteção precoce de anomalias e comando remoto de infraestruturas.

“A criação deste Centro de Despacho Geral representa um salto qualitativo na forma como gerimos a nossa rede. É um investimento na inovação, na segurança e, acima de tudo, na confiança que queremos continuar a transmitir aos nossos clientes e acionistas”, destacou Alexandre Tavares, Presidente do Conselho de Administração da AdCL.

A nova unidade encontra-se em funcionamento permanente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo operada por uma equipa técnica especializada e munida com as mais recentes tecnologias de supervisão e controlo.

Inserido no plano estratégico para a telegestão da AdCL, orientado para a otimização tecnológica, funcional e operacional dos seus sistemas de telegestão e de automação, este projeto permite adquirir melhores níveis de funcionalidade, disponibilidade e segurança na gestão remota das instalações, assim como incrementa a qualidade e a agregação de dados operacionais de toda a empresa, gerando informação acessível aos vários departamentos, viabilizando a sua correlação com outras fontes de informação, contribuindo desta forma para a eficiência operacional e apoiando a decisão estratégica e tática da empresa.

O que é um Centro de Despacho Geral?
O CDG permite supervisionar e comandar, por via remota, as instalações e infraestruturas em “alta” geridas pela AdCL, tanto a nível de abastecimento de água como de tratamento de águas residuais, centralizando processos de monitorização de funcionamento e desempenho e operação de infraestruturas, recolha e tratamento de dados e produção de informação operacional permitindo o controlo em tempo real do sistema, com vista a uma pronta atuação perante as ocorrências diárias e uma tomada de decisão operacional mais sustentada.

O CDG centraliza, assim, a operação de todas as instalações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais da AdCL que contribuem para a gestão sustentável do ciclo da água (desde a captação, tratamento, transporte e distribuição em “alta”, até à recolha e rejeição do efluente).

Antes da Unidade de Despacho Central, a AdCL tinha implementado um Sistema de Telegestão, decorrente da necessidade da empresa se dotar de ferramentas de gestão técnica, operacional e de decisão que lhe permitisse responder com elevada eficiência e qualidade de serviço à grande dispersão geográfica do Sistema Multimunicipal do Centro Litoral e ao elevado número e complexidade de instalações, otimizando dessa forma a utilização dos seus recursos humanos e materiais.

A AdCL gere sete (7) Estações de Tratamento de Água (ETA) e quatro (4) instalações de tratamento de abastecimento, 201 estações elevatórias de abastecimento de água e saneamento e 60 reservatórios, 67 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e 1.239 km de condutas e emissários.

Com esta inauguração, a Águas do Centro Litoral reforça o seu compromisso com a excelência dos serviços públicos de água e saneamento, respondendo aos desafios atuais e futuros de uma gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram