O “Cano é que Paga” continua sensibilização
Por ocasião do Dia Nacional da Água, a Águas do Centro Litoral leva “O Cano é que paga” até ao LeiriaShopping. Durante todos os fins-de-semana do mês de outubro, as casas de banho do centro comercial vão “dar música” aos seus visitantes, através da colocação de sensores de movimento. Esta atividade, enquadra-se no projeto de sensibilização ambiental “O Cano é que paga”, e pretende alertar, através da música, para as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, bem como para os prejuízos e quebras de serviço causados pelos entupimentos e obstruções nos emissários, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais.
“O que não deve colocar no esgoto?”, “Na sanita só papel” são algumas mensagens que os visitantes do LeiriaShopping vão poder ouvir.
Os sensores são acionados quando a pessoa entra na casa de banho, e automaticamente, é reproduzida uma playlist de jingles, com sons associados à mensagem do projeto “O Cano é que Paga”. Paralelamente, estará também disponível uma jukebox, que reproduzirá jingles alusivos à temática ambiental.
A iniciava realizar-se-á nos sábados 3, 10, 17 e 24 de outubro, no WC do piso 0 das 20h às 22h e nos domingos 4, 11, 18 e 25 de outubro no Wc do piso 1 das 13h às 15h.
Esta iniciativa conta com a parceria da Sociedade Artística e Musical dos Pousos, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria e do LeiriaShopping.
“O Cano é que Paga”
O projeto de sensibilização ambiental “O Cano é que Paga” teve início em 2013 e surge com o objetivo de esclarecer a população sobre as consequências da colocação de resíduos sólidos no esgoto, uma problemática de difícil assimilação visto que as consequências desta prática não são visíveis para a maior parte da população.
O desafio passa, assim, por desenvolver uma estratégia criativa e apelativa, assente em dois pilares, a música e as artes plásticas, adotando-se um conceito criativo que associa para, além da transmissão de boas práticas, a educação pela arte, através da mensagem unificadora da campanha.