A Águas do Centro Litoral (AdCL) e a Junta de Freguesia de Ega assinaram, hoje, dia 12 de setembro, na Escola da Água, Arrifana, um protocolo de colaboração ambiental, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Ega, Dr. Luís Miguel Caridade, a Vogal do Conselho de Administração da AdCL, Dra. Filipa Alves e o Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Dr. Nuno Moita.
Com a celebração desta parceria, a AdCL pretende transmitir a sua mensagem de empresa ambientalmente responsável a um maior número de pessoas, acompanhando os objetivos da Escola da Água, que visam sensibilizar e consciencializar a comunidade para as boas práticas ambientais.
A Escola da Água, criada pela Junta de Freguesia de Ega, é um Centro de Interpretação localizado na Arrifana (Condeixa-a-Nova), que pretende ser uma porta de entrada para o território das Terras de Sicó e um ponto de paragem obrigatório para quem o visita. Este centro tem como objetivo explicar o território do Maciço Cársico de Sicó e da Planície do Rio de Mouros e mostrar que a água é a maior riqueza desta terra e é fulcral na compreensão do património natural e cultural desta região.
A Escola da Água propõe, assim, uma viagem de descoberta da água e do seu contributo na formação da Terra e do seu aproveitamento nas diversas atividades agrícolas, pecuárias, entre outras.
No exterior da Escola da Água encontra-se disponível uma exposição permanente, aberta todos os dias da semana, que é hoje complementada por um painel de 50 metros onde é retratado o ciclo urbano da água. Um ciclo onde a AdCL e os seus acionistas participam ativamente. Porque hoje abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água, pretende-se, assim, destacar o trabalho diário efetuado ao longo do ciclo urbano da água em prol de um ambiente melhor, e com intuito de servir a população com uma água de qualidade e quantidade.