Bem-Vindos à AdCL
800 
     23 23 30

AdCL e Climagir juntas na Hora do Planeta

2021-03-27

AdCL consciencializa para a mudança de comportamentos pela natureza e por um futuro com mais água!

A AdCL associa-se à Hora do Planeta – é hora de apagar as luzes e ligar o planeta pela natureza e por um futuro com mais água!

Por ocasião da Hora do Planeta, hoje, dia 27 de março, às 20h30, a Águas do Centro Litoral associou-se à CLIMAGIR, projeto educativo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) e fez, através das redes sociais, um apelo simples: apagar as luzes e ligar o planeta pela natureza e por um futuro com mais água! Uma ação que marca esta data simbólica dedicada à escassez de água e urgente necessidade de adotar comportamentos sustentáveis em prol da mitigação das alterações climáticas, a pensar na sustentabilidade do futuro de todos.


Há comportamentos que deves “apagar” assumiu o mote da campanha de educação para o desenvolvimento sustentável, delineada pela AdCL, em parceria com a CLIMAGIR, visando o conhecimento das consequências das incorretas atitudes no uso da água.
Neste tempo de crise, vamos usar este laço digital que temos criado para trazer à luz a importância da adoção de comportamentos sustentáveis em prol da preservação da natureza em simbiose com o uso eficiente da água.
Na vertente de saneamento, o retrato dos nefastos impactos de desrespeito para com o meio ambiente, fruto dos resíduos sólidos descartados no saneamento básico, evidenciando as consequências que os mesmos provocam ao longo do processo de tratamento da água residual, promovida pelas estações de tratamento das águas residuais (ETAR). O setor do abastecimento encontra-se também retratado na presente campanha, alertando a comunidade para a escassez de água, incitando à adoção de comportamentos com tónica no valor da água, a pensar num futuro com mais água para todos.

Com tónica na mitigação das alterações climáticas, a AdCL reforça o conhecimento da comunidade no que concerne à sua participação no Programa de Neutralidade Carbónica do Grupo AdP, apresentando as medidas previstas no âmbito da eficiência energética das infraestruturas responsáveis pela gestão eficiente do ciclo urbano da água visando a redução de consumos e o aumento da produção própria de energia verde.
Visando a autossustentabilidade das suas infraestruturas, com energia 100% renovável no futuro, ao nível do abastecimento, destaque para a instalação de Central de Produção Solar Fotovoltaica na ETA (estação de tratamento de água) da Boavista e na estação elevatória do reservatório da Boavista II. Também no setor do saneamento, prevê-se a instalação de Centrais de Produção Solar Fotovoltaica nas ETAR do Coimbrão, de Espinho, de Ílhavo e na estação elevatória de águas residuais EEIG1 (em Aveiro), esperando atingir uma produção total, a partir de 2023, de cerca de 3.0 GWh/ano.

Fruto da parceria de colaboração ambiental estabelecida entre a AdCL e a CLIMAGIR, durante toda a semana, mais de três centenas de alunos do município de Mira, ficaram a conhecer os serviços essenciais prestados pela AdCL, junto da comunidade, assegurando que a água chega diariamente às torneiras de todos e para proteger a saúde pública e o ambiente. Por sua vez, a CLIMAGIR consciencializou para as Alterações Climáticas e apresentação de soluções individuais, visando a sua mitigação.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram