As iniciativas de comunicação e educação para o desenvolvimento sustentável, promovidas pela AdCL, em regime virtual, reforçam a interatividade e proximidade junto da comunidade, ultrapassando as limitações físicas e temporais.
As atividades virtuais, em formato de videoconferência, promovidas através do Microsoft Teams, em alternativa às ações presenciais, limitadas pela pandemia por Covid-19, afirmam a continuidade da interação dos stakeholders com a missão da empresa.
«Não é o meio que determina se o ensino é efectivo ou eficiente, mas antes o método», Paul A. Kirshner & Carl Henrick, How Learning Happens, Routledge 2020.
A sensibilização à distância, fruto da simbiose entre as novas tecnologias e os novos media, permite (re)criar iniciativas online dedicadas à “Água, Valorizar para a sustentabilidade”, Plano de Educação Ambiental apresentado junto dos acionistas da empresa.
Este projeto permite ainda reforçar a importância e conhecimento do serviço prestado, garantindo a gestão integrada do ciclo urbano da água, um trabalho contínuo, e por vezes invisível aos nossos olhos.
Diariamente, os profissionais da água, asseguram a captação e tratamento de água para consumo humano, em quantidade e com qualidade, e garantir que depois de usada, a água possa ser reutilizada ou devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras, protegendo o ambiente e salvaguardando o bem-estar de todos.
Fomentar o sentido de pertença e comunidade é um dos desafios deste projeto que, por via das ações virtuais, torna mais interativa a educação para o desenvolvimento sustentável, assegurando a continuidade dos aspetos sociais da aprendizagem.
O recurso a materiais multimédia didáticos, nomeadamente, visitas virtuais 2D, à ETA e ETAR, workshops de ciência experimental e apresentações interativas, contribuem para que a comunidade possa focar as suas capacidades de processamento nos conteúdos que são de facto essenciais em prol da adoção de práticas e atitudes sustentáveis na gestão eficiente do Ciclo Urbano da Água.