Bem-Vindos à AdCL
808 
     23 23 30

AdCL aproxima municípios e escolas ao projeto “O Mar começa aqui”

2021-02-19

Estabelecidos os contatos com os acionistas, visando o seu envolvimento no projeto “O Mar Começa Aqui”, decorrem atualmente as ligações com os agrupamentos escolares, na área de intervenção da empresa, visando a formalização das inscrições das escolas a participar no projeto educativo.

Além de fomentar o envolvimento e participação das escolas, alavancando a sua inscrição, até ao dia 28 de fevereiro, a AdCL assegura ainda o apoio e disponibilidade às escolas na realização de iniciativas de sensibilização ambiental junto da comunidade.

Recorde-se que a renovação da parceria de colaboração ambiental entre a AdCL e a ABAE, no âmbito da campanha "O mar começa aqui", por ocasião do dia Mundial do Saneamento, no passado dia 19 de novembro, visa o reforço da literacia ambiental, incitando a comunidade na adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis, no que respeita à valorização do meio ambiente.

A AdCL promove a participação dos municípios servidos em iniciativas de comunicação e educação para o desenvolvimento sustentável, como é o caso do projeto “O Mar Começa Aqui”, visando a compreensão da necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e da qualidade da água doce e salgada em particular.

Na área de intervenção da AdCL o projeto "O Mar começa aqui" conta com a inscrição e participação de 17 municípios. Visando o apoio à participação das escolas, a AdCL tem vindo a agilizar contatos junto dos respetivos agrupamentos escolares, convergindo esforços em prol da inscrição das escolas a participar, apresentação da oferta educativa em curso a marcação de iniciativas de consciencialização ambiental para temática em apreço.

Recorde-se que as sarjetas de passeio e os sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são também, frequentemente, objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares e beatas.

Considerando as contingências sociais impostas pela pandemia por COVID-19, a empresa assegura a educação da comunidade para uma cidadania ativa, através de iniciativas de consciencialização, em formato digital, incitando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, junto de toda a comunidade.

Este e outros projetos educativos, elencados pela AdCL, visam o estímulo da criatividade, originalidade das gerações futuras, simultaneamente ao fomento do contato e desenvolvimento da arte, nomeadamente, a pintura, a música e o teatro, na promoção da literacia dedicada ao desenvolvimento sustentável.

A AdCL assegura a continuidade dos projetos educativos em curso, cultivando a implementação de estratégias de cooperação entre escolas e autarquias para a promoção da sustentabilidade ambiental.

Além da consulta do regulamento desta iniciativa, disponível para consulta, clicando aqui, importa recordar as fases e datas do projeto “O Mar começa aqui”, a ter em conta pelos participantes institucionais:
31 de janeiro: inscrição do município interessado em participar;
Até 28 de fevereiro: o município divulga e convida as suas Eco-escolas a participar;
28 de fevereiro: data limite de inscrição das escolas;
19 de março: data de submissão do desenho/protótipo a pintar nas sarjetas;
12 de abril: aprovação dos protótipos;
Até 8 de junho: (Dia Mundial dos Oceanos) realização das pinturas;
Até 15 de junho: submissão das fotografias das pinturas.

Fique atento às novidades e notícias, subscreva a nossa newsletter
NEWSLETTER
PROJETOS COFINANCIADOS PELA UE:  
© 2020, Águas do Centro Litoral, S.A. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MAGO
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram