Bolsa de Emprego

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Na Águas do Centro Litoral contamos consigo para fazer a diferença na vida das pessoas!
Aqui poderá consultar toda a informação dos nossos procedimentos concursais, aqueles que estão em aberto em fase de submissão de candidaturas, bem como os procedimentos que estão em curso e os terminados.
Certifique-se que tem consigo todos os elementos para proceder ao preenchimento da candidatura com sucesso
Veja abaixo as posições para as quais estamos a recrutar ou preencha o formulário para fazer uma candidatura espontânea.

Procedimento(s) em Fase de Candidatura:

Sem documentos.

Procedimento(s) a decorrer:

Técnico(a) Superior de Operação de Águas Residuais (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico(a) Superior de Saneamento, para integrar a Direção de Operação de Águas Residuais da AdCL – Águas do Centro Litoral, na ETAR de Cochadas, em Aveiro.

Se tem paixão por desafios e quer fazer a diferença, este pode ser o trabalho ideal para si! Procuramos profissionais com vontade de crescer num ambiente inovador e sustentável.

Objetivos da Função:

Integrado/a na área de Operação de Águas Residuais, terá como principal objetivo terá como principal objetivo assegurar a gestão e o acompanhamento das atividades operacionais associadas ao funcionamento das infraestruturas de saneamento, garantindo a eficiência, a conformidade e a otimização dos processos.

Principais responsabilidades:

Assegurar a gestão diária de equipa de operadores;

Apoiar a gestão do processo de tratamento da ETAR;

Organizar os trabalhos de limpeza e desobstrução das infraestruturas na sua área operacional;

Monitorizar a realização de tarefas ao nível das Estações Elevatórias;

Assegurar os processos administrativos e de apoio logístico no seu Departamento Operacional;

Assegurar apoio ao trabalho de laboratório, nomeadamente a realização de análises laboratoriais.

Requisitos:

Nível académico mínimo equivalente a licenciatura em área relevante (preferência por Licenciatura pré Bolonha ou Mestrados pós Bolonha);

Área Relevante:  Engenharia do Ambiente;

Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador em softwares específicos para o desempenho da função;

Capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa;

Dinamismo e proatividade.

Capacidade para lidar com imprevistos e resolução de problemas.

Competências na análise de condição e desempenho de infraestruturas de saneamento (EE/ETAR)

Carta de condução.

Local de Trabalho: ETAR de Cochadas, em Aveiro.

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico(a) Superior de Operação – Águas Residuais (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico/a Superior de Sistemas de Informação – Automação e Telegestão (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico(a) Superior de Automação e Telegestão, para integrar o Departamento de Sistemas de Informação da AdCL – Águas do Centro Litoral, na ETAR de Cochadas, em Aveiro.

Se tem paixão por desafios e quer fazer a diferença, este pode ser o trabalho ideal para si! Procuramos profissionais com vontade de crescer num ambiente inovador e sustentável.

Objetivos da Função:

Integrado/a na área de Sistemas de Informação, terá como principal objetivo apoiar a execução das atividades de implementação, de gestão e de suporte técnico aos sistemas de supervisão, automação e videovigilância da empresa, incluindo a respetiva conceção, segundo as melhores regras e práticas técnicas, a otimização do funcionamento das instalações e infraestruturas e o cumprimento dos requisitos legais, normativos e regulamentares.

Principais responsabilidades:

Apoiar os processos de instalação, programação e colocação em funcionamento de equipamentos e sistemas de automação, supervisão e videovigilância;

Realizar suporte técnico ao hardware e software operacional (servidores e clientes SCADA, software e BD SCADA e plataformas de controlo e visualização) que constituem os sistemas de telegestão da empresa;

Realizar suporte técnico aos dispositivos de automação (autómatos, consolas de operação, dataloggers) integrados nas instalações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais;

Realizar suporte técnico aos dispositivos de videovigilância (câmaras CCTV, servidores de vídeo, servidores de CCTV) integrados nas instalações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais;

Monitorizar o estado de condição e desempenho dos vários constituintes das redes de telegestão, automação e videovigilância, incluindo produção e alimentação de KPI’s de desempenho e resposta;

Monitorizar falhas de segurança e responder a situações anómalas e incidentes de cibersegurança que impactem nos sistemas de automação e telegestão das redes OT;

Realizar ações de procurement e de definição de requisitos técnicos para aquisição de bens e serviços para as redes OT;

Executar operações em SAP, nomeadamente requisições de compra e entradas de mercadoria e apoiar o controlo orçamental do departamento;

Colaborar em projetos de desenvolvimento de soluções para os sistemas de telegestão, automação e videovigilância, incluindo o desenho de arquitetura e a implementação de sistemas;

Contribuir para a promoção e cumprimento das regras e das melhores práticas na utilização dos recursos técnicos das redes OT.

Requisitos:

Competências pessoais:

Sentido de responsabilidade, rigor e compromisso, incluindo a valorização profissional e aprendizagem contínua; 

Forte dinamismo, autonomia, proatividade e disponibilidade para ser agente de mudança;

Excelente capacidade de relacionamento interpessoal e apetência para o trabalho em equipa;

Boa capacidade de comunicação, de organização e de análise causa/efeito;

Orientado para desafios e obtenção de resultados;

Carta de condução.

Competências técnicas:

Nível académico mínimo equivalente a licenciatura em área relevante (preferência por Licenciatura pré Bolonha ou Mestrados pós Bolonha);

Área Relevante:  Engenharia de Automação, Robótica, Controlo Industrial, ou relacionada;

Conhecimentos de programação de autómatos, designadamente em linguagem LD – Ladder Diagram, STL - Structure Text Language e FBD - Function Block Diagram;

Conhecimentos de programação e manutenção de autómatos, nomeadamente dos fabricantes Siemens, Rockwell Automation, Schneider e Omron;

Conhecimentos de redes de comunicações e protocolos industriais, nomeadamente profibus, modbus, device net e ethernet IP;

Conhecimentos de administração de redes informáticas OT em ambiente Windows (servidores e desktops), em contexto virtualizado ou físico;

Conhecimento gerais de implementação e gestão de redes IP, de routing e de switching;

Conhecimento dos conceitos principais associados à segurança da informação, às operações de segurança e à proteção de dados pessoais;

Capacidade de diagnóstico e resolução em novas solicitações e em problemas resultantes de avaria ou deficiente funcionamento de hardware, software e acessos;

Bons conhecimentos da língua inglesa (falada e escrita).

Local de Trabalho: Edifício Administrativo, em Aveiro.

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico/a Superior de Sistemas de Informação – Automação e Telegestão (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico(a) Superior de Engenharia – SIG (M/F)

Estamos à procura de um(a) Técnico(a) Superior de Engenharia com especialização em SIG (Sistemas de Informação Geográfica) para integrar a Direção de Engenharia da Águas do Centro Litoral, na sede, em Coimbra.

Se tens paixão por tecnologia geoespacial e gostas de trabalhar com informação técnica e de infraestrutura, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Principais responsabilidades:

  • Funções de elevada complexidade técnica. Recebe instruções quanto à natureza e âmbito dos trabalhos a realizar e pode coordenar o trabalho de pessoal técnico operativo, técnico e supervisor;                                                                                                                                       
  • Assegurar a gestão da informação cadastral das infraestruturas do sistema multimunicipal, incluindo a sua georreferenciação e articulação entre os diferentes cadastros;                                                                                                                              
  • Gerir o cadastro técnico e geográfico das infraestruturas (geoprocessamento), incluindo a respetiva atualização;                                                                                                                      
  • Promover e manter o arquivo técnico da DEGA;
  •  Apoiar na definição da fronteira entre a rede «em alta» e a rede «em baixa»;     
  • Promover desenvolvimentos do SIG e a atualização das bases cartográficas;                                                                                                                                     
  • Selecionar, organizar e disponibilizar, internamente, informação técnica cadastral, garantindo, preferencialmente, que esta se encontra acessível de forma centralizada para consulta e/ou produção de plantas, através do WebSIG da AdCL;                                                                                                                                        
  • Analisar e validar a informação, entregue pelo Adjudicatário das empreitadas, relativa a telas finais, e proceder ao seu carregamento no SIG da AdCL;                                                                                                                                         
  • Apoiar a resposta aos pedidos de ligação às infraestruturas do sistema multimunicipal, de interferências ao sistema «em alta» e de cadastro solicitados pelos utilizadores do sistema ou outras entidades, em articulação com DOAA, DOAR e SE;                                                                                                                                           
  • Apoiar as restantes áreas da empresa, no que diz respeito à produção de plantas/relatórios de informação geográfica constantes no SIG, incluindo no apoio à decisão;                                                                                                                                       
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e de Qualidade, Ambiente, Segurança, Energia e Responsabilidade Social do SG, nomeadamente: (1) participando na elaboração e atualização dos Programas de Ambiente e Segurança; (2) promovendo a utilização de equipamentos de proteção; (3) promovendo o cumprimento dos Planos de Emergência e (4) zelando pelo cumprimento dos procedimentos do SG;
  • Elaborar respostas a solicitações das entidades externas e internas, em termos de informação geográfica, assegurando a fiabilidade da mesma;
  • Produzir e imprimir mapas e informação georreferenciada para clientes internos e externos;  
  • Gerir o sistema de codificação das infraestruturas da empresa relativo à localização;    
  • Seguir as melhores práticas estabelecidas e documentadas nos princípios, regras e práticas constantes do Código de Conduta e Ética da AdP e subscrito pela AdCL;
  • Assegurar a implementação do Regulamento de Fornecedores e do Código de Conduta para Fornecedores e Subfornecedores; 
  • Denunciar qualquer situação que possa envolver a AdCL, os seus fornecedores e subcontratados em trabalho infantil e/ou trabalho forçado, bem como denunciar qualquer tipo de discriminação com base no género, nível etário, acesso a formação, religião, política, opção sexual ou outra, sobre si próprio ou qualquer colaborador da AdCL; 
  • Identificar necessidades de formação no sentido de potenciar a melhoria da sua atividade;                                                                                                         
  • Apresentar superiormente sugestões e oportunidades para melhoria contínua do funcionamento da empresa e fortalecimento do espírito AdCL;
  • Assegurar, sempre que necessário, o desempenho de outras funções e atividades, de acordo com orientações superiores;           
  • Assegurar a figura de gestor de procedimentos e de contrato sempre que seja solicitado;       
  • Assegurar a contratação pública, quando necessária, dos serviços relacionados com a sua atividade;                                                                                                                                         
  • Assegurar, sempre que necessário, o desempenho de outras funções e atividades, de acordo com orientações superiores.                                                               


Requisitos Profissionais:

  • Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Civil, Geográfica ou equivalente;
  •  Conhecimentos de topografia, software CAD (Autocad) e software SIG;
  •  Conhecimento de normas e práticas de gestão de informação geográfica;
  •  Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  •  Domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira;
  •  Boa capacidade de análise, atenção ao detalhe e sentido de responsabilidade;
  •  Capacidade de trabalho em equipa e orientação para a qualidade de serviço;
  •  Carta de Condução categoria ligeiros.

Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e com responsabilidade ambiental;
  •  Integração numa equipa técnica especializada e dinâmica;
  •  Oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional;
  •  Seguro de saúde extensível ao agregado familiar;
  •  Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água;
  •  Remuneração de acordo com o ACT em vigor.


Local de Trabalho: ETA da Boavista - Coimbra

Candidatura:
Se tens o perfil técnico adequado e queres integrar um projeto que promove a sustentabilidade e a inovação, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico(a) Superior de Engenharia – SIG (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt, até ao dia 18/08/2025.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico(a) de Manutenção - Cacia (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico/a de Manutenção, para integrar a Direção de Manutenção e Gestão de Energia da AdCL – Águas do Centro Litoral.

Se tem paixão por desafios e quer fazer a diferença, este pode ser o trabalho ideal para si! Procuramos profissionais com vontade de crescer num ambiente inovador e sustentável.

Principais responsabilidades:

  • Inspecionar, avaliar e proceder à identificação, deteção de avarias e respetiva reparação em quadros elétricos e equipamentos;
  • Realizar atividades de manutenção elétrica, eletromecânica e de apoio oficinal geral para manutenção e beneficiação de equipamentos e instalações;
  • Executar montagem, conservação, reparação e colocação em serviço de equipamentos e sistemas de controlo de conjuntos mecânicos ou eletromecânicos;
  • Avaliar o estado das instalações e sugerir melhorias e correções que contribuam para o seu normal funcionamento, manutenção e desempenho;
  • Executar trabalhos de especialidade nas instalações e em oficina e ler e interpretar esquemas, desenhos de fabrico e montagem, normas e instruções técnicas e de serviço;
  • Informar sobre todas as alterações efetuadas em instalações, equipamentos e quadros elétricos de modo a permitir a atualização do cadastro de equipamentos e esquemas elétricos;
  • Registar, em sistema de gestão da manutenção, os dados referentes às atividades realizadas e necessários à gestão das atividades de manutenção das infraestruturas e equipamentos;
  • Cumprir todos os procedimentos inscritos na documentação interna, nomeadamente os definidos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.

Requisitos:

  • Ensino secundário, preferencialmente com curso de especialização tecnológica em manutenção elétrica e eletromecânica;
  • Experiência profissional relevante na manutenção de equipamentos industriais, preferencialmente em sistemas de água/saneamento ou semelhantes, com autonomia de trabalho nas áreas de eletricidade (potência e comando) /automação/eletromecânica e de mecânica (fator preferencial);
  • Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador e ao nível de Microsoft Office;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa;
  • Espírito dinâmico e iniciativa na abordagem e resolução de problemas;
  • Disponibilidade para trabalhar em regime de prevenção;
  • Carta de condução (preferencialmente de pesados).

Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável;
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água;
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa;
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar.



Local de Trabalho: ETAR de Cacia - Aveiro

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico/a de Manutenção - ETAR de Cacia”, através do email rh.adcl@adp.pt, até ao dia 18/08/2025.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico(a) de Manutenção - Coimbra (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico/a de Manutenção, para integrar a Direção de Manutenção e Gestão de Energia da AdCL – Águas do Centro Litoral.

Se tem paixão por desafios e quer fazer a diferença, este pode ser o trabalho ideal para si! Procuramos profissionais com vontade de crescer num ambiente inovador e sustentável.

Principais responsabilidades:

  • Inspecionar, avaliar e proceder à identificação, deteção de avarias e respetiva reparação em quadros elétricos e equipamentos;
  • Realizar atividades de manutenção elétrica, eletromecânica e de apoio oficinal geral para manutenção e beneficiação de equipamentos e instalações;
  • Executar montagem, conservação, reparação e colocação em serviço de equipamentos e sistemas de controlo de conjuntos mecânicos ou eletromecânicos;
  • Avaliar o estado das instalações e sugerir melhorias e correções que contribuam para o seu normal funcionamento, manutenção e desempenho;
  • Executar trabalhos de especialidade nas instalações e em oficina e ler e interpretar esquemas, desenhos de fabrico e montagem, normas e instruções técnicas e de serviço;
  • Informar sobre todas as alterações efetuadas em instalações, equipamentos e quadros elétricos de modo a permitir a atualização do cadastro de equipamentos e esquemas elétricos;
  • Registar, em sistema de gestão da manutenção, os dados referentes às atividades realizadas e necessários à gestão das atividades de manutenção das infraestruturas e equipamentos;
  • Cumprir todos os procedimentos inscritos na documentação interna, nomeadamente os definidos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.

Requisitos:

  • Ensino secundário, preferencialmente com curso de especialização tecnológica em manutenção elétrica e eletromecânica;
  • Experiência profissional relevante na manutenção de equipamentos industriais, preferencialmente em sistemas de água/saneamento ou semelhantes, com autonomia de trabalho nas áreas de eletricidade (potência e comando) /automação/eletromecânica e de mecânica (fator preferencial);
  • Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador e ao nível de Microsoft Office;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa;
  • Espírito dinâmico e iniciativa na abordagem e resolução de problemas;
  • Disponibilidade para trabalhar em regime de prevenção;
  • Carta de condução (preferencialmente de pesados).

Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável;
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água;
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa;
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar.



Local de Trabalho: ETAR do Choupal - Coimbra

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico/a de Manutenção - ETAR do Choupal”, através do email rh.adcl@adp.pt, até ao dia 18/08/2025.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico(a) Superior de Abastecimento de Águas (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico(a) Superior de Abastecimento de Águas, para integrar a Direção de Operação de Abastecimento de Água da AdCL – Águas do Centro Litoral, na sede, em Coimbra.

Se tens paixão por desafios, queres fazer a diferença e tens experiência em funções relacionadas com informática, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Principais responsabilidades:

  • Apoiar a equipa técnica afeta à Coordenação do Centro Operacional e à Direção de Operação de Abastecimento de Água; 
  • Assegurar e zelar pelo cumprimento das obrigações contratuais estipuladas nos contratos de prestação de serviços, nomeadamente os referentes a operação; 
  • Verificação e vigilância de equipas de operação, telegestão e de prestações de serviços, nomeadamente nos capítulos técnico, planeamento, distribuição e controlo das atividades; 
  • Análise e avaliação das condições de funcionamento operacional e processual das infraestruturas procedendo à elaboração de relatórios onde constem as anomalias detectadas, eventuais melhorias processuais, operacionais e mecânicas a adotar; 
  • Proceder à definição e elaboração das rotinas de operação e sua implementação; 
  • Implementar as rotinas e atividades diárias previstas no Plano de Operação (Navia), de forma a assegurar todas as necessidades de operação/limpeza e controlo; 
  • Solicitar reparações, quando necessário, às equipas de Manutenção, utilizando para o efeito programa especifico (Aquaman); 
  • Apoio na elaboração do plano de controlo operacional (PCO); 
  • Execução de colheitas de água para controlo de qualidade, nomeadamente controlo de cloro residual e laboratoriais; 
  • Realização de relatórios, consultas ao mercado e trabalho técnico/administrativo inerente às atividades exercidas, nomeadamente elaboração de requisições e entradas no sistema integrado de gestão empresarial da AdCL (SAP). 

Procedimento(s) Concluído(s):

Técnico(a) de Compras e Logística (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico/a de Compras e Logística, para integrar a Direção de Compras e Logística da AdCL – Águas do Centro Litoral.

Se tens paixão por desafios, queres fazer a diferença e tens experiência em funções relacionadas com informática, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Principais responsabilidades:

  • Executar os processos de compra, realizando as ações necessárias nas plataformas internas digitais: gestão documental, gestão financeira ERP/SAP, contratação pública e registo de dados em plataformas oficiais; 
  • Apoiar na implementação do PAC – Plano Anual de Compras da empresa, designadamente a agregação de necessidades e apoio na gestão de categoriais de compras; 
  • Elaborar documentos e realizar a análise de dados para o apoio aos gestores de procedimentos e gestores de contratos; 
  • Realizar a análise de bases de dados de compras e logística, analisar propostas e orçamentos de aquisição, seleção de fornecedores e elaborar as informações e submeter para aprovação superior;  
  • Gerir e atualizar bases de dados de fornecedores e realizar a verificação documental de qualificação de fornecedores; 
  • Identificar potenciais fornecedores numa perspetiva de melhoria do custo – prazo – qualidade e assegurar o respetivo contacto e seleção, salvaguardando as condições de fornecimento e as especificações fornecidas pelas áreas; 
  • Elaborar comunicações escritas correntes da direção por carta ou email; 
  • Realizar outras atividades que venham a ser solicitadas, nomeadamente o desenvolvimento de novos projetos dentro do âmbito da Direção de Compras e Logística, conforme instruções a transmitir pela respetiva hierarquia. 

Requisitos Profissionais:

  • Ensino secundário, preferencialmente com curso de especialização tecnológica em gestão administrativa, logística, sistemas informáticos; 
  • Experiência profissional relevante em função relacionada com procurement (procura e compras), gestão de stocks ou contratação pública; 
  • Conhecimento ao nível de utilizador de ferramentas de folha de cálculo ou microsoft office de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning);  
  • Boas competências de comunicação e relacionamento interpessoal;  
  • Espírito critico e atenção ao detalhe;  
  • Carta de Condução categoria ligeiros. 


Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável; 
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água; 
  • Integração numa equipa experiente, com interação transversal com todas as áreas da empresa; 
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional. Realização de atividades com elevado nível de digitalização; 
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa; 
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar; 
  • Reconhecimento da importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e incentivo a um ambiente de horário em banda flexível.


Local de Trabalho: Leiria ou Coimbra ou Aveiro (posto de trabalho localizado de acordo com conveniência do candidato/a).

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico/a de Compras e Logística (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt, até ao dia 18/08/2025.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico(a) Superior de Contabilidade (M/F) 

Estamos à procura de um/a Técnico(a) Superior de Contabilidade (M/F) , para integrar a Direção Administrativa e Financeira da AdCL – Águas do Centro Litoral.

Se tens paixão por desafios, queres fazer a diferença e tens experiência em funções relacionadas com informática, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Principais responsabilidades:

  • Realizar a classificação e lançamento de documentos contabilísticos, de forma a garantir a qualidade da informação e cumprindo os normativos contabilísticos (IAS/IFRS), legais e fiscais; 
  • Contribuir para a realização das atividades de fecho das contas e de consolidação do Grupo; 
  • Efetuar a recolha, processamento e análise da informação contabilístico/financeira; 
  • Apoiar no controlo e na gestão contabilística/administrativa dos ativos imobilizados; 
  • Apoiar no cumprimento de todas as obrigações fiscais; 
  • Contribuir para a organização e arquivo da documentação contabilística; 
  • Apoiar nos trabalhos das auditorias internas e externas. 

Requisitos Profissionais:

  • Formação académica superior em Contabilidade, Gestão ou equiparada; 
  • Experiência profissional em funções similares; 
  • Bons conhecimentos de contabilidade (normas internacionais: IAS/IFRS) e fiscalidade; 
  • Conhecimentos de SAP; 
  • Inscrição válida na Ordem dos Contabilistas Certificados (preferencial); 
  • Bons conhecimentos de Excel e outras ferramentas do Office; 
  • Excelente capacidade de organização; 
  • Capacidade analítica, rigor e atenção ao detalhe; 
  • Domínio de competências de comunicação e relacionamento interpessoal; 
  • Carta de Condução. 


Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável; 
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água; 
  • Integração numa equipa experiente, com interação transversal com todas as áreas da empresa; 
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional. Realização de atividades com elevado nível de digitalização; 
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa; 
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar.


Local de Trabalho: ETA da Boavista - Coimbra.

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico(a) Superior de Contabilidade”, através do email rh.adcl@adp.pt.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico(a) Superior de Sistemas de Informação (M/F)

Estamos à procura de um/a Técnico/a Superior de Sistemas de Informação, na área de Automação e Telegestão, para integrar o Departamento de Sistemas de Informação da AdCL – Águas do Centro Litoral, na sede, em Coimbra.

Se tens paixão por desafios, queres fazer a diferença e tens experiência em funções relacionadas com informática, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Missão:

Apoiar a execução das atividades de implementação, de gestão e de suporte técnico aos sistemas de supervisão, automação e videovigilância da empresa, incluindo a respetiva conceção, segundo as melhores regras e práticas técnicas, a otimização do funcionamento das instalações e infraestruturas e o cumprimento dos requisitos legais, normativos e regulamentares.

Principais responsabilidades:

  • Apoiar os processos de instalação, programação e colocação em funcionamento de equipamentos e sistemas de automação, supervisão e videovigilância;
  • Realizar suporte técnico ao hardware e software operacional (servidores e clientes SCADA, software e BD SCADA e plataformas de controlo e visualização) que constituem os sistemas de telegestão da empresa;
  • Realizar suporte técnico aos dispositivos de automação (autómatos, consolas de operação, dataloggers) integrados nas instalações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais;
  • Realizar suporte técnico aos dispositivos de videovigilância (câmaras CCTV, servidores de vídeo, servidores de CCTV) integrados nas instalações de abastecimento de água e saneamento de águas residuais;
  • Monitorizar o estado de condição e desempenho dos vários constituintes das redes de telegestão, automação e videovigilância, incluindo produção e alimentação de KPI’s de desempenho e resposta;
  • Monitorizar falhas de segurança e responder a situações anómalas e incidentes de cibersegurança que impactem nos sistemas de automação e telegestão das redes OT;
  • Realizar ações de procurement e de definição de requisitos técnicos para aquisição de bens e serviços para as redes OT;
  • Executar operações em SAP, nomeadamente requisições de compra e entradas de mercadoria e apoiar o controlo orçamental do departamento;
  • Colaborar em projetos de desenvolvimento de soluções para os sistemas de telegestão, automação e videovigilância, incluindo o desenho de arquitetura e a implementação de sistemas;
  • Contribuir para a promoção e cumprimento das regras e das melhores práticas na utilização dos recursos técnicos das redes OT.


Requisitos Pessoais:

  • Sentido de responsabilidade, rigor e compromisso, incluindo a valorização profissional e aprendizagem contínua; 
  • Forte dinamismo, autonomia, proatividade e disponibilidade para ser agente de mudança;
  • Excelente capacidade de relacionamento interpessoal e apetência para o trabalho em equipa;
  • Boa capacidade de comunicação, de organização e de análise causa/efeito;
  • Orientado para desafios e obtenção de resultados.

Requisitos Profissionais:

  • Formação académica de nível superior nas áreas de automação, robótica e controlo industrial, ou relacionada;
  • Conhecimentos de programação de autómatos, designadamente em linguagem LD – Ladder Diagram, STL - Structure Text Language e FBD - Function Block Diagram
  • Conhecimentos de programação e manutenção de autómatos, nomeadamente dos fabricantes Siemens, Rockwell Automation, Schneider e Omron;
  • Conhecimentos de redes de comunicações e protocolos industriais, nomeadamente profibus, modbus, device net e ethernet IP;
  • Conhecimentos de administração de redes informáticas OT em ambiente Windows (servidores e desktops), em contexto virtualizado ou físico;
  • Conhecimento gerais de implementação e gestão de redes IP, de routing e de switching;
  • Conhecimento dos conceitos principais associados à segurança da informação, às operações de segurança e à proteção de dados pessoais;
  • Capacidade de diagnóstico e resolução em novas solicitações e em problemas resultantes de avaria ou deficiente funcionamento de hardware, software e acessos;
  • Bons conhecimentos da língua inglesa (falada e escrita);
  • Carta de condução.


Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável;
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água;
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa;
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar;
  • Reconhecemos a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e incentivamos um ambiente de horário flexível.


Local de Trabalho: ETA da Boavista - Coimbra

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico/a Superior de Sistemas de Informação (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt, até ao dia 18/08/2025.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Coordenador(a) de Manutenção (M/F)  

Estamos à procura de um/a Coordenador(a) de Manutenção, para integrar a Direção de Manutenção e Gestão de Energia da AdCL – Águas do Centro Litoral, na sede, em Coimbra.

Se tens paixão por desafios, queres fazer a diferença e tens experiência em funções relacionadas com informática, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Principais responsabilidades:

  • Coordenar o departamento da Manutenção do Polo Mondego que inclui instalações de Abastecimento e Tratamento de Águas Residuais;
  • Assessorar o Diretor, na área da sua intervenção;  
  • Colaborar na elaboração do orçamento e controlar a sua execução; 
  • Responsável pela aquisição de bens e prestações de serviços necessários para garantia do serviço e do planeamento; 
  • Assegurar as atividades administrativas de registo, emissão e acompanhamento das requisições de compra de bens e serviços; 
  • Assegurar o planeamento e execução de Manutenções preventivas, corretivas e de melhoria na sua área de intervenção, com base em planos de monitorização do estado dos ativos; 
  • Coordenar ou preparar peças para concursos no âmbito do CCP;  
  • Assegurar a gestão dos contratos da sua área de intervenção; 
  • Assegurar a eficácia e eficiência de vários processos tecnicamente complexos e propor objetivos, planear e orçamentar recursos dos processos confiados, assim como avaliar propostas e propor adjudicação de contratos;  
  • Acompanhar a evolução do setor e do conhecimento, tecnologia e requisitos legais, propondo e participando em ações de Investigação, Desenvolvimento e Inovação;  
  • Assegurar e coordenar a gestão dos recursos humanos, garantindo a prossecução da estratégia definida pela empresa;  
  • Monitorizar o desempenho das unidades orgânicas pelas quais é responsável, assegurando também a articulação entre elas;  
  • Desempenhar as responsabilidades de Avaliador no âmbito do processo de avaliação de desempenho, de acordo com a metodologia vigente na Empresa, procurando valorizar o desempenho e satisfação do Colaborador;  
  • Garantir o reporte atempado de informação de monitorização, assegurando a fiabilidade da mesma, nomeadamente quanto aos dados solicitados no âmbito do Sistema de Gestão Integrado da Águas do Centro Litoral;  
  • Zelar pelo cumprimento dos procedimentos e normas regulamentares do Sistema de Gestão Integrado, de modo a evitar desvios à respetiva Política em vigor;  
  • Realizar, com zelo, dedicação e espírito de colaboração, todas as tarefas atribuídas e garantir a boa utilização e preservação dos meios de trabalho disponibilizados para exercício das atividades;  
  • Assegurar, sempre que necessário, o desempenho de outras funções e atividades, de acordo com orientações superiores;
  • Propor ações de reabilitação e remodelação de equipamentos e infraestruturas; 
  • Analisar projetos, elaborar relatórios e informação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Requisitos Profissionais:

  • Licenciatura em Engenharia eletrotécnica, Mecânica, Eletromecânica ou Civil, com relevância para a atividade; 
  • Experiência na gestão de Equipas de Manutenção, dando-se preferência a experiência adquirida em Direção/Coordenação de áreas ligadas à Manutenção de instalações ou equipamentos de sistemas de tratamento e bombagem de águas residuais ou de Água potável e sistemas de Cogeração; 
  • Experiência em procurement e compras; 
  • Experiência em implementação e gestão de planos de Manutenção, numa perspetiva de melhoria contínua; 
  • Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador em softwares específicos para o desempenho da função; 
  • Experiência profissional na área superior a 10 anos;  
  • Orientação para a avaliação sistemática e melhoria das condições de segurança e saúde do trabalho, dando-se preferência por formação específica na área em questão; 
  • Capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa; 
  • Espírito dinâmico e iniciativa na abordagem e resolução de problemas; 
  • Capacidade de análise e de resolução de problemas; 
  • Sentido crítico; 
  • Carta de condução. 


Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável;
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água;
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa;
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar.


Local de Trabalho: ETAR do Choupal da Boavista - Coimbra

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Coordenador(a) de Manutenção (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Técnico/a Superior de Energia (M/F)  

Estamos à procura de um/a Técnico/a Superior de Energia, para integrar a Direção de Manutenção e Gestão de Energia da AdCL – Águas do Centro Litoral, na sede, em Coimbra.

Se tens paixão por desafios, queres fazer a diferença e tens experiência em funções relacionadas com informática, este pode ser o trabalho ideal para ti!

Principais responsabilidades:

  • Colaborar no tratamento e produção de informação requerida no processo de gestão de energia; 
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho energético, estudo de variáveis relevantes e sua influência no desempenho energético e carbónico; 
  • Identificação de medidas de otimização energética e carbónica e análise de custo/benefício da implementação das mesmas, bem como definição de KPIs e respetiva medição; 
  • Prestar apoio na manutenção dos documentos do sistema de gestão de energia mantendo-os atualizados e apostando na melhoria contínua do sistema; 
  • Cumprir os procedimentos de integração do Sistema de Gestão de Energia no âmbito da ISO50001 nas operações da empresa; 
  • Prestar apoio no acompanhamento e avaliação de desempenho das produções de energia a partir de fontes renováveis; 
  • Elaboração e análise de relatórios de monitorização energética; 
  • Assegurar a monitorização e documentação necessária para o cumprimento da legislação em vigor em matéria de energia, nomeadamente SGCCIE e DL68-A; 
  • Acompanhar e apoiar na implementação do Programa de Neutralidade Energética da Águas do Centro Litoral; 
  • Apoio no licenciamento das infraestruturas de energia; 
  • Elaboração ou apoio no desenvolvimento de procedimentos de contratação Pública; 
  • Acompanhar as prestações de serviço e assegurar a gestão dos respetivos contratos; 
  • Pode desenvolver outras tarefas condicentes com as suas capacidades e qualificação sempre que, para tal, for superiormente solicitado.

Requisitos Profissionais:

  • Formação académica equivalente a Licenciatura pré-Bolonha ou mestrado pós-Bolonha em Engenharia Eletrotécnica, Mecânica, Ambiente ou equivalente;  
  • Domínio das ferramentas do Microsoft Office; 
  • Conhecimento de conceitos da área de eficiência energética e energias renováveis;  
  • Formação e experiência profissional de 2 ou 3 anos relevante no âmbito da gestão de energia (preferencial); 
  • Capacidade de relacionamento interpessoal e espírito de equipa; 
  • Espírito dinâmico e iniciativa na abordagem e resolução de problemas; 
  • Capacidade de comunicação e capacidade analítica;  
  • Capacidade de organização e gestão simultânea de múltiplos assuntos; 
  • Carta de condução. 


Benefícios:

  • Enquadramento numa empresa sólida e estável;
  • Oportunidade para trabalhar num sector associado ao ambiente e ao bem mais essencial à vida – a água;
  • Aposta na aprendizagem e no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Remuneração de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor na empresa;
  • Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar;
  • Reconhecemos a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e incentivamos um ambiente de horário flexível. 


Local de Trabalho: ETAR do Choupal - Coimbra

Candidatura:
Se procura um ambiente de trabalho estimulante, onde pode aplicar a sua experiência e contribuir para o crescimento da empresa, poderá submeter a sua candidatura e curriculum vitae detalhado, com a ref. “Técnico/a Superior de Energia (M/F), através do email rh.adcl@adp.pt.

Temos como referência a igualdade de oportunidades, pelo que acolhemos e valorizamos todas as pessoas, independentemente da raça, etnia, nacionalidade, religião, convicções políticas e ideológicas, idade, estado de saúde, género, identidade ou orientação sexual, visando, inclusive, a promoção da diversidade de pensamento e de experiências numa verdadeira cultura de inclusão e de representatividade e fortalecendo o sentido de pertença de cada pessoa que integre o Grupo AdP.

Junte-se a nós e venha fazer parte da nossa história! As pessoas são a fonte do nosso sucesso!

Se não encontrou a sua oportunidade ideal, não hesite em apresentar a sua candidatura espontânea, enviando o seu CV para rh.adcl@ADP.PT

Qualquer dúvida ou questão que possa existir, não hesite em contactar o nosso Departamento de Gestão de Recursos Humanos e Formação.

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