AdCL reforça proteção nas captações de água de Pomares, Vila Cova e Alagoa, no município de Alagoa, após incêndios florestais
A Águas do Centro Litoral implementou um conjunto de medidas preventivas para garantir a segurança e a qualidade da água destinada ao consumo público no concelho de Arganil, recentemente afetado por incêndios florestais. A iniciativa está a ser desenvolvida em estreita articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do esforço nacional de resposta aos riscos acrescidos que estas ocorrências representam para os recursos hídricos.
Com o objetivo de minimizar os impactos da deposição de cinzas, fragmentos de vegetação nos meios hídricos, a AdCL procedeu à instalação de barreiras físicas em três sistemas de abastecimento de água: Pomares, Vila Cova e Alagoa. Estas barreiras foram colocadas em pontos estratégicos, junto às captações, funcionando como filtros naturais, que impedem a chegada de contaminantes às infraestruturas de tratamento.
Estas soluções revelam-se determinantes para assegurar que a água que chega às populações se mantenha em quantidade e segura e em total conformidade com os requisitos legais e de saúde pública.
Estas medidas visam reforçar a resiliência dos sistemas de abastecimento em situações de incêndio, permitindo salvaguardar não apenas a qualidade da água, mas também a confiança das populações no serviço público prestado.




