A Águas do Centro Litoral (AdCL), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis vão realizar uma ação coordenada destinada a mitigar os efeitos da descarga de água residual, ocorrida na passada terça-feira no rio Lis.
A intervenção consiste no aumento temporário do caudal do rio Lis, através da abertura sequencial de três açudes - Parque, Arrabalde e Salgadas -, desde Leiria até à foz.
Esta ação permitirá que a água flua com maior intensidade, auxiliando na limpeza do leito do rio e no transporte de sedimentos e resíduos acumulados.
Durante a operação serão libertados 1.000 litros de água por segundo, garantindo sempre o caudal ecológico necessário à preservação dos ecossistemas aquáticos.
A operação terá início pelas 16h00 de hoje, prevendo-se que os efeitos finais sejam sentidos na foz do rio por volta das 21h00.
Esta decisão resulta da reunião entre o Secretário de Estado do Ambiente, as Câmaras Municipais de Leiria e da Marinha Grande, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a APA e a AdCL, na sequência da avaria das bombas da Estação Elevatória de Monte Real, que provocou a descarga de emergência e água residual bruta para a linha de água.
As entidades envolvidas manterão acompanhamento permanente da operação, assegurando a sua segurança, eficácia e o mínimo impacto ambiental.