Exposição revela o percurso da água no município de Vagos, desde a origem até ao seu regresso ao ambiente.

A Câmara Municipal de Vagos, em parceira com AdRA - Águas da Região de Aveiro e a AdCL - Águas do Centro Litoral, inaugurou na passada sexta-feira, dia 18 de julho, a exposição interativa O Caminho da Água - Da origem às nossas casas e de volta ao ambiente, no Espaço Museológico da Vagueira.
A cerimónia contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Susana Gravato, do Presidente do Conselho de Administração da AdRA, Joaquim Batista, e do Presidente da AdCL, Alexandre Tavares, para além de diversos convidados e técnicos ligados ao setor.
Esta exposição convida a população a conhecer o percurso da água no município de Vagos, desde a sua origem até ao seu tratamento e devolução ao ambiente. Trata-se de uma iniciativa que pretende sensibilizar para a importância da gestão sustentável da água e valorizar o trabalho essencial - muitas vezes invisível - das entidades gestoras do ciclo urbano da água.
Na sessão de abertura, a Vereadora Susana Gravato agradeceu às duas entidades a colaboração na concretização da exposição, sublinhando que "é fundamental esta parceria com os melhores". Para a autarca, a mostra representa uma oportunidade de consciencialização da população para o valor da água e a necessidade de um consumo responsável.



Já o Presidente da AdRA, Joaquim Baptista, congratulou “o caminho notável que foi percorrido na região ao nível do abastecimento de água e do saneamento”. Sublinhou, ainda, que este é um “trabalho contínuo, que nunca acaba, e que exige compromisso diário em prol do ambiente e da qualidade de vida das populações”.
Alexandre Tavares, Presidente da AdCL, destacou o empenho da empresa na proteção do ambiente, na despoluição da Ria de Aveiro e na conquista das bandeiras azuis nas praias costeira, reflexo do trabalho diário da Águas do Centro Litoral. Referiu, ainda, que a exposição permite dar a conhecer, através de amostras e conteúdos didáticos, o trabalho realizado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), ilustrando os processos envolvidos na restituição da água tratada ao meio natural.
Antes da inauguração oficial, o Engenheiro Paulo Morgado apresentou uma breve comunicação sobre a qualidade da água, destacando a influência dos solos nos recursos hídricos e a importância da preservação ambiental.
A exposição O Caminho da Água estará patente até 3 de agosto, podendo ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 18h00, no Espaço Museológico da Vagueira. A entrada é gratuita.
Esta é mais uma ação que reforça o compromisso conjunto da Câmara Municipal de Vagos, da AdRA e da AdCL com a educação ambiental, a valorização dos recursos hídricos e a promoção da sustentabilidade no território.


