A Águas do Centro Litoral (AdCL) realizou uma cerimónia de inauguração da Empreitada de Execução da ETA do Paúl - Fase II, Furo e Conduta de interligação L9, no passado dia 1 de julho, representando um investimento no valor de 3,85 milhões de euros, presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
Esta cerimónia marcou a entrada em funcionamento de um novo furo e de uma nova etapa de remineralização da água bruta, na estação de tratamento de água do Paúl, em Monte Redondo, tendo ainda marcado presença o Conselho de Administração da AdCL, na pessoa do seu Presidente, Alexandre Oliveira Tavares e das Administradores Sandra Santos, Ana Katila Ribeiro e Cláudia André, do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e do Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030, Luís Filipe, entre outros convidados.
Esta empreitada foi consignada à Ambiagua, Gestão de Equipamentos de Águas, S.A., estando a fiscalização dos trabalhos a cargo do consórcio de empresas da Projetos, Serviços e Estudos, S.A., Ripórtico – Engenharia Lda., e E.F.S. – Engenharia, Fiscalização e Serviços, Lda., e irá manter a qualidade da água a fornecer aos 135 mil habitantes no município de Leiria.
Sete anos após a inauguração do Complexo da Mata do Urso, é agora inaugurada a Fase II do projeto, cujo objetivo é manter a qualidade da água a fornecer ao município de Leiria. Esta fase II do projeto da ETA do Paúl implementa uma etapa de remineralização da água bruta, e a construção de etapas de tratamento que permitam a correção da agressividade da água bruta.
Além desta renovação, esteve ainda incluída a construção do furo L9 e respetiva conduta elevatória que visa conferir ao sistema de captação maior resiliência e fiabilidade.
O projeto global do sistema adutor da Mata do Urso foi concebido em duas fases: A fase I, inaugurada em 2016, consistiu na construção da ETA do Paúl que incluiu uma etapa de desinfeção da água bruta, o reservatório de água tratada, a estação elevatória para o sistema adutor de água tratada e o edifício de exploração. E agora esta Fase II, hoje inaugurada.
A abastecer Leiria desde 2007
O abastecimento de água a Leiria iniciou em 2007. Nesse ano, a ex-Águas do Mondego concluiu a empreitada de “Reforço do Abastecimento de Água à Cidade de Leiria a partir das Captações de Amor”, que permitiu abastecer 1/3 das necessidades do município de Leiria, a partir das captações de Amor. Esta obra incluiu a construção da estação elevatória de Porto Figueira, de três furos de captação, com capacidade até 12.500m3/ dia e de 13 km de condutas adutoras. O investimento da obra rondou os 5,1 milhões de euros, cofinanciados pelo Fundo de Coesão da União Europeia.
Em 2012, foram também concluídas as duas empreitadas do “Sistema Adutor da Mata do Urso - Setor Sul e Norte”, que representaram um investimento total de cerca de 20,6 milhões de euros, com candidatura ao POVT, aprovada em overbooking. A empreitada do “Sistema Adutor da Mata do Urso - Setor Sul” incluiu a construção de 11,7 km de condutas adutoras, com diâmetros compreendidos entre os 600mm e os 355mm, nas freguesias de Leiria, Marrazes e Boa Vista; um reservatório na Mata dos Marrazes, com capacidade de 6.000 m3; uma estação elevatória na Gândara, na freguesia de Marrazes; uma estação elevatória e um reservatório na Barosa, com capacidade de 1.000 m3, na freguesia da Barosa.
Já o “Sistema Adutor da Mata do Urso - Setor Norte”, representou um investimento de cerca de 15 milhões de euros e incluiu a construção, nas freguesias de Monte Redondo, Souto da Carpalhosa e Ortigosa, de perto de 18 km de condutas adutoras, com diâmetros compreendidos entre os 700mm e os 600mm, de um reservatório no Paúl/ Monte Redondo, com capacidade de 3.000 m3; uma estação elevatória no Paúl/ Monte Redondo; e na freguesia de Souto da Carpalhosa, um reservatório em Arroteia/Lavegadas, com capacidade de 5.000 m3.
Com a conclusão da empreitada, em 2016, de “Execução da ETA do Paúl (Fase 1), da torre de pressão e respetiva ligação à conduta de abastecimento ao Setor Norte; equipamento e condutas de interligação entre os furos L6, L7 e L10 e a torre de pressão; execução do reservatório e estação elevatória de Amor”, a Águas do Centro Litoral estava em condições de abastecer todo o concelho de Leiria com água em quantidade e qualidade.
Esta empreitada, tal como já referido, pretende manter a qualidade e quantidade da água fornecida ao município de Leiria. A AdCL está empenhada no cumprimento dos seus compromissos para com os municípios, garantindo-lhes o fornecimento de uma água em qualidade e quantidade. Um serviço de qualidade que permitirá, por sua vez, aos municípios assegurar a distribuição desta água exemplar ao consumidor final.