Arranca remodelação da maior ETAR de Coimbra

A Águas do Centro Litoral (AdCL) assinalou, dia 04 de maio de 2026, o início da obra de remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Choupal, uma infraestrutura estratégica para o sistema de saneamento do concelho de Coimbra e para a melhoria do desempenho ambiental da região.

A sessão contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, do Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, António Carmona Rodrigues, da Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Filipa Alves, e restante conselho de Administração. Esteve, ainda, presente o anterior Conselho de Administração da AdCL.

Durante a cerimónia, foi formalizada a assinatura do auto de consignação da empreitada, entre a Águas do Centro Litoral e a empresa Oliveiras – Engenharia e Construção, representadas, respetivamente, pelo diretor o de Engenharia, Mauro Azevedo e pelo diretor técnico da empreitada, Luís Pereira, assinalando o início oficial da intervenção.

Após mais de três décadas de funcionamento, a infraestrutura encontrava-se tecnologicamente desatualizada e com equipamentos em fim de vida útil, tornando necessária uma intervenção profunda de modernização.

Na sequência de vários concursos públicos lançados desde 2017, e com a aprovação do projeto de execução em abril de 2026, a consignação da empreitada marca o arranque efetivo da obra.

Com um investimento de mais de 36 milhões de euros, a obra visa reforçar a eficiência ambiental e energética da infraestrutura, que serve atualmente cerca de 200 mil habitantes-equivalentes. O projeto será desenvolvido nos terrenos da atual ETAR, assegurando a continuidade do serviço durante toda a intervenção.

O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, António Carmona Rodrigues, sublinhou a dimensão e inovação do projeto, afirmando que a ETAR do Choupal representa “um desafio único”, que exige “uma intervenção cirúrgica

A remodelação surge em resposta às exigências ambientais associadas à descarga de efluentes no Rio Mondego e pretende garantir o cumprimento da legislação nacional e comunitária, atual e futura. Neste contexto, o Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, realçou que “o futuro do Mondego começa e trata-se aqui”, sublinhando a relevância ambiental da intervenção.

Em paralelo, a solução aposta na sustentabilidade e na valorização energética, integrando uma unidade solar fotovoltaica de 300 kWp e uma central de cogeração baseada na valorização do biogás, contribuindo para a autonomia energética da instalação.

A nova linha de tratamento incluirá melhorias ao nível do pré-tratamento, decantação, tratamento biológico e gestão de lamas, com destaque para a digestão anaeróbia e valorização energética. Está igualmente prevista a criação de uma unidade dedicada à receção e tratamento de efluentes provenientes de fossas sépticas.

Para além das componentes técnicas, o projeto contempla a construção de novas infraestruturas de apoio à operação e manutenção, bem como a requalificação dos acessos e espaços exteriores, promovendo melhores condições de funcionamento.

A Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Filipa, Alves, destacou, também, a relevância do investimento para o território, para Coimbra, para o rio Mondeo e para as próximas gerações. “É um investimento em qualidade de vida, proteção ambiental, saúde pública e futuro”, afirmou, agradecendo, também, a todos “os que tornaram possível chegar até aqui”.

Já Ana Abrunhosa, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, enfatizou o impacto estruturante da obra para o território, considerando tratar-se de “um compromisso claro com a sustentabilidade ambiental, com a saúde pública e com a qualidade de vida das populações”.

A intervenção representa uma das maiores empreitadas recentes no setor do saneamento na região de Coimbra, com conclusão prevista para 2029.

A Águas do Centro Litoral reforça, assim, o seu compromisso com a qualidade ambiental, a inovação e a prestação de um serviço público essencial às populações que serve.

AdCL assinalou um ano do apagão energético de 2025

Assinalou-se no passado dia 28 de abril um ano sobre o apagão energético que afetou Portugal Continental e Espanha e colocou à prova serviços essenciais, incluindo os sistemas de abastecimento de água e saneamento.
Perante a falha generalizada de energia, a AdCL ativou o Plano de Contingência no nível mais elevado e constituiu um Gabinete de Crise, envolvendo várias áreas da organização.

Apesar da duração prolongada da interrupção, foi possível assegurar a continuidade do serviço, com recurso a geradores de emergência, manobras operacionais e articulação institucional.
Este esforço evidenciou a capacidade de resposta, coordenação interna e compromisso das equipas, bem como a relevância de uma preparação prévia adequada para cenários de baixa probabilidade e elevado impacto.

O episódio evidenciou a capacidade de resposta e coordenação das equipas, mas também permitiu identificar oportunidades de melhoria, alinhadas com as recomendações da ERSAR, nomeadamente ao nível da redundância energética, comunicação e preparação para emergências.

Na sequência deste evento, encontra-se em desenvolvimento o Manual Corporativo de Gestão de Emergência e Crise do Grupo AdP, cuja versão para a AdCL deverá estar concluída em maio.
A experiência do apagão constitui um marco relevante de aprendizagem, reforçando a importância da preparação e da resiliência face a eventos críticos.

Águas do Centro Litoral integra iniciativa “Abril Planta Mil” em Ourém

A Águas do Centro Litoral participou, no passado dia 22 de abril, na iniciativa “Abril Planta Mil”, que assinalou o Dia Mundial da Terra com uma ação de plantação simultânea de árvores em 37 escolas do concelho de Ourém.

A iniciativa, promovida pelo Município de Ourém em parceria com a Águas do Centro Litoral, a Be Water e a Tejo Ambiente, integrou o projeto de reflorestação “Reerguer Ourém”, com o objetivo de recuperar as áreas afetadas pelas intempéries e reforçar a sustentabilidade ambiental do território.

A cerimónia principal decorreu na Escola da Freixianda, onde esteve presente a presidente do Conselho de Administração, Filipa Alves, participando na plantação de um castanheiro-da-índia, em simultâneo com as restantes escolas envolvidas.

A ação contou ainda com o envolvimento de voluntários da Águas do Centro Litoral, distribuídos pelas várias escolas do concelho, bem como com a participação ativa dos alunos, que colaboraram na plantação das árvores e reforçaram a sensibilização para a importância da preservação ambiental.

Durante a iniciativa, a diretora do Agrupamento de Escolas de Ourém, Sandra Pimentel, destacou o valor simbólico da ação e o seu contributo para a sensibilização ambiental e valorização do território. Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, Rui Vital, enquadrou a iniciativa na estratégia municipal de recuperação ambiental, referindo o objetivo de restabelecer as áreas afetadas e reforçar programas como o “Ourém Mais Verde”.

Também Frederico Fernandes, administrador da Be Water, sublinhou a ligação entre a água e a natureza, enquanto José Santos, Diretor Geral da Tejo Ambiente, destacou a importância das árvores enquanto elementos essenciais à vida. Por sua vez, Paulo Nunes, presidente da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, reforçou a relevância da iniciativa para a comunidade local.

No âmbito da iniciativa, foram entregues às escolas uma lembrança simbólica e um guião com orientações para o cuidado das diferentes espécies de árvores plantadas, disponível através do link abaixo

A sessão terminou com a assinatura de um protocolo entre as entidades envolvidas, consolidando o compromisso conjunto com a continuidade das ações de reflorestação no concelho de Ourém.

Consulte aqui o guião para manutenção de árvores

AdCL participa em reunião nacional do projeto LIFE NITRAZENS

A Águas do Centro Litoral (AdCL) integrou a reunião entre os parceiros portugueses do projeto europeu LIFE NITRAZENS, que teve lugar no passado dia 16 de abril, no Departamento de Química da Universidade de Coimbra.


O projeto LIFE NITRAZENS tem como objetivo melhorar a monitorização e a mitigação da poluição por azoto nas massas de água, recorrendo à utilização de sensores de última geração, plataformas digitais e à promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. Cofinanciado pelo programa LIFE Programme da União Europeia, o projeto reúne entidades de Portugal e Espanha e aposta numa abordagem colaborativa que envolve instituições públicas, comunidade científica, setor agrícola e cidadãos.
O encontro contou com a participação de investigadores da Universidade de Coimbra envolvidos no projeto, bem como de representantes da Associação de Beneficiários do Baixo Mondego, da Águas do Centro Litoral (AdCL) e da Câmara Municipal de Soure.


A reunião teve como principal objetivo alinhar aspetos estratégicos do projeto, incluindo ferramentas de comunicação e participação pública, questionários, campanhas de recolha de amostras e próximas iniciativas a desenvolver.
Este momento de trabalho colaborativo reforça o compromisso das entidades envolvidas, incluindo a AdCL, na promoção de soluções sustentáveis para a redução da poluição por nitratos e na valorização do envolvimento da comunidade.

Frota da AdCL com certificação energética MOVE+

A frota automóvel da Águas do Centro Litoral (AdCL) renovou a sua certificação no sistema MOVE+ e registou a classificação energética B, após anteriormente ter alcançado a classe A, evidenciando uma alteração nos indicadores de desempenho energético da frota. Esta evolução reflete, em parte, o aumento da dimensão da frota e os desafios associados à adaptação aos critérios cada vez mais exigentes do sistema, nomeadamente ao nível da eficiência energética, redução de consumos e incorporação de viaturas com energias alternativas.

De acordo com o certificado emitido, válido até 2 de janeiro de 2029, a AdCL apresenta uma frota composta por 117 viaturas, distribuídas entre 51 ligeiros de passageiros e 66 ligeiros de mercadorias, sendo que 11 veículos já utilizam energias alternativas, refletindo uma aposta progressiva na transição energética.

O MOVE+ é um sistema de avaliação do desempenho energético de frotas automóveis e identifica oportunidades de otimização em áreas como a gestão de viaturas, o comportamento dos condutores, a manutenção e os consumos. No caso da AdCL, os indicadores revelam boas práticas nestes domínios, embora com margem de progressão.

Entre as medidas recomendadas destacam-se a substituição gradual de viaturas exclusivamente térmicas por alternativas mais eficientes, a implementação de sistemas de monitorização de consumos e a aposta na formação em eco-condução. Estas ações poderão permitir à empresa melhorar o seu desempenho energético e alcançar uma classificação superior no futuro.

Este resultado enquadra-se na estratégia do Grupo Águas de Portugal, que continua a promover a certificação energética das suas frotas como instrumento essencial para reduzir consumos, emissões e melhorar a eficiência operacional, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Retorno dos “Dias Abertos na ETAR” durante o mês de abril

A Águas do Centro Litoral informa que serão retomadas, durante o mês de abril, as visitas no âmbito da campanha “Dia Aberto na ETAR”.

Após a reposição das condições de segurança e a avaliação técnica das infraestruturas, encontram-se reunidas as condições necessárias para a reabertura ao público das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) abrangidas por esta iniciativa.

A campanha “Dia Aberto na ETAR” prevê a abertura ao público de sete ETAR, localizadas em Espinho, Cacia, Ílhavo, Choupal, Lousã, Coimbrão e Olhalvas (Leiria), com o objetivo de aproximar a comunidade ao sistema de saneamento, promovendo a transparência e a literacia ambiental.

A iniciativa permite dar a conhecer o percurso e o tratamento da água residual nas infraestruturas da AdCL, reforçando a importância da proteção dos recursos hídricos e da sustentabilidade ambiental.

Calendarização das visitas:

Com a retoma das visitas, a AdCL reforça o seu compromisso com a sensibilização ambiental e a proximidade com a comunidade, assegurando simultaneamente todas as condições de segurança para os participantes.

A calendarização das visitas será divulgada através dos canais institucionais da empresa.

Escolas de Ourém unem‑se na reflorestação com o projeto “Abril, Planta Mil”

Nós, Be Water, a Tejo Ambiente e a Águas do Centro Litoral, em parceria com o Município de Ourém, lançaram, ontem, o projeto “Abril, Planta Mil”, uma iniciativa de reflorestação integrada na ação “Reerguer Ourém”. Este projeto pretende mobilizar a comunidade escolar do concelho para a recuperação ambiental e paisagística das áreas afetadas pelas intempéries do último inverno.

A ação terá lugar no próximo dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, sendo concretizada em simultâneo em todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Ourém. Às 11h00, alunos, professores e comunidade educativa participarão na plantação de árvores nos perímetros escolares, num gesto coletivo que simboliza o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a recuperação do território.

Prevê-se o envolvimento de cerca de 37 escolas, com a plantação de espécies adequadas ao contexto local, previamente definidas em articulação com as equipas técnicas do Município de Ourém. Esta intervenção contribuirá para a recuperação ambiental e paisagística das áreas afetadas pelo recente conjunto de tempestades que atingiu o concelho, causando danos significativos em milhares de árvores e criando um impacto visível no espaço natural.

Para além da vertente ambiental, o projeto “Abril, Planta Mil” assume uma forte componente pedagógica e de cidadania ambiental, promovendo junto das crianças e jovens a adoção de comportamentos responsáveis, a valorização do património natural a preservação dos recursos naturais e o reforço da ligação entre a escola, a comunidade e o território.

No âmbito do projeto, cada árvore plantada será apadrinhada por um ou vários membros de cada estabelecimento, promovendo o acompanhamento do seu crescimento e reforçando o sentimento de responsabilidade individual e coletiva. Esta dimensão de continuidade visa garantir que a iniciativa ultrapassa o momento simbólico da plantação, consolidando-se como um projeto de envolvimento duradouro da comunidade escolar.

Com o projeto “Abril, Planta Mil”, a Be Water, a Tejo Ambiente e a Águas do Centro Litoral reafirmam o seu compromisso com a educação ambiental, a recuperação do território e a construção de um futuro mais sustentável e resiliente, envolvendo ativamente a comunidade na resposta aos desafios ambientais do concelho.

Novo Conselho de Administração Eleito

Realizou-se, ontem, dia 30 de março, a Assembleia-Geral da Águas do Centro Litoral (AdCL), onde foi eleito o novo Conselho de Administração para o triénio 2026-2028. Filipa Alves sucede a Alexandre Oliveira Tavares na presidência do Conselho de Administração da AdCL, tendo sido ainda nomeados como Administradores Executivos Paulo Leitão e Rogério Costa, e como Administradores Não Executivos Cláudia André, Joana Pinto Coelho, Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, e Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Filipa Alves é licenciada em Organização e Gestão de Empresas e possui uma vasta experiência de gestão no setor da água, com um percurso consolidado em órgãos de administração de empresas do Grupo Águas de Portugal. Paulo Leitão é licenciado em Engenharia Civil e integra a Águas do Centro Litoral há vários anos, tendo desempenhado funções de coordenação na área da operação de saneamento e transitando da anterior Administração. Rogério Costa é licenciado em Engenharia Mecânica e conta com uma carreira de cerca de duas décadas nas áreas industrial e da energia, com responsabilidades de direção, manutenção e gestão de operações, em Portugal e no exterior.

A Assembleia-Geral decorreu num clima de confiança na consolidação da atividade da empresa e na concretização dos investimentos previstos para os próximos anos. No exercício de 2025, a AdCL apresentou um resultado líquido positivo, tendo sido deliberada a distribuição de dividendos no montante de 1,7 milhões de euros, correspondentes aos dividendos distribuíveis do exercício de 2019, conforme previsto no Plano de Atividades e Orçamento para 2026.

O Conselho de Administração cessante, presidido por Alexandre Oliveira Tavares, destacou o ano de 2025 como um período marcado pelo reforço da solidez e da capacidade organizacional, pela melhoria do desempenho operacional e pela consolidação de processos transversais e de planeamento estratégico.

Neste contexto, o Município de Coimbra propôs um voto de louvor ao Conselho de Administração cessante, na pessoa do seu Presidente, Alexandre Oliveira Tavares, reconhecendo o trabalho desenvolvido ao longo do mandato.

O acionista maioritário, a Águas de Portugal – SGPS, sublinhou, igualmente, o bom desempenho da Administração cessante, referindo a consolidação da AdCL e o cumprimento consistente dos objetivos de gestão.

Em 2025, a Águas do Centro Litoral concretizou cerca de 8,7 milhões de euros de investimento na construção e requalificação de infraestruturas, integrando um volume global de 43,4 milhões de euros de investimento realizado no triénio 2023-2025, com destaque para intervenções estruturantes nos sistemas de abastecimento de água e saneamento, bem como para a conclusão e entrada em exploração de importantes ativos.

Relativamente às contas do exercício de 2025, os principais indicadores financeiros da empresa evidenciam uma trajetória positiva, com o volume de negócios a atingir 75,4 milhões de euros, o crescimento sustentado dos resultados operacionais e o controlo do endividamento, que apresentou uma redução do endividamento bruto para 173,3 milhões de euros, reforçando o equilíbrio financeiro da empresa.

Ao longo de 2025, a AdCL assegurou o fornecimento de 31 milhões de metros cúbicos de água e o tratamento de 79,9 milhões de m³ de águas residuais, registando uma evolução positiva dos caudais tratados em saneamento e da respetiva faturação e reforçando a fiabilidade e a qualidade do serviço prestado nos 30 municípios servidos.

Na ocasião, a nova Presidente do Conselho de Administração, Filipa Alves, sublinhou que “a prioridade da nova Administração será dar continuidade ao trabalho de consolidação da empresa, assegurando a qualidade, a fiabilidade e a sustentabilidade dos serviços prestados, em estreita articulação com os acionistas, os municípios e o Grupo Águas de Portugal”.

Mesa da Assembleia-Geral

Presidente - Gonçalo Nuno Bértolo Gordalina Lopes (Presidente da Câmara Municipal de Leiria)

Vice-Presidente – AdP - Águas de Portugal, SGPS, S.A. (a designar)

Secretário – Ana Cristina Rebelo Pereira

Conselho de Administração

PresidenteFilipa Duarte Vieira Pimenta Alves Esperança

Vogal ExecutivoPaulo Jorge Carvalho Leitão

Vogal ExecutivoRogério Duarte Costa

Vogal Não Executivo - José Jorge Couto Vala (Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós)

Vogal Não Executiva - Cláudia Sofia Nunes André Correia

Vogal Não Executivo - Domingos Silva (Presidente da Câmara Municipal de Ovar)

Vogal Não Executiva Joana Trigo de Mira Pinto Coelho

Conselho Fiscal

(a definir)

Comissão de Vencimentos

Presidente Carlos Braziel David

VogalRui Manuel Mendes da Costa

Vogal Luís Paulo Carreira Fonseca da Costa (Presidente da Câmara Municipal de Arganil)

Dia Mundial da Água: AdCL faz balanço do intenso trabalho de recuperação após as tempestades

Por ocasião do Dia Mundial da Água, a Águas do Centro Litoral (AdCL) reafirma o seu compromisso com a continuidade do serviço público essencial e com a proteção ambiental, num contexto marcado por eventos meteorológicos e hidrometeorológicos extremos, que afetaram significativamente a região. Após as cheias associadas à tempestade Kristin, a empresa desencadeou um plano intensivo de resposta, reposição e mitigação, que, a meados de março de 2026, apresentava já resultados concretos na normalização de sistemas e na estabilização de infraestruturas críticas.

As equipas da AdCL têm desenvolvido, desde o primeiro dia, um esforço contínuo para recuperar infraestruturas, estabilizar sistemas e garantir que o abastecimento de água e o saneamento se mantenham operacionais, mesmo perante condições extremas. Um trabalho invisível que garantiu a retoma da normalização do serviço

Ao longo do período crítico, o subsistema do Mondego permaneceu em funcionamento apesar das falhas pontuais de energia e do risco de inundação em estruturas essenciais, tal como a captação e ETA da Alagoa, em Arganil, situação que exigiu medidas de prevenção e a monitorização permanente dos caudais e intervenções rápidas para assegurar a continuidade do serviço. Durante todo o evento, as equipas da AdCL mantiveram uma supervisão das variações de caudal do rio Alva e do rio Mondego

No subsistema do Lis, apesar das adversidades verificadas, a AdCL manteve desde as primeiras horas, após a tempestade Kristin, a entrega de água ao sistema em “baixa” de Leiria, embora algumas infraestruturas continuassem a operar com limitações e com recurso a geradores.

O momento mais crítico - a inundação da estação elevatória de Porto Figueira a 30 de janeiro - que ocorreu por influência da tempestade Leonardo, envolveu trabalhadores da AdCL dos vários polos da empresa, contou com o apoio do município de Leiria de empresas externas, o que permitiu o rápido restabelecimento com o abastecimento de água à totalidade dos pontos de entrega (5) ao município de Leiria.

Também no município de Ansião as condições restabelecimento do serviço de abastecimento à empresa distribuidora em “baixa” APIN necessitaram do empenho de todos para vencer as dificuldades de acesso às instalações, disponibilização de energia para a captação, tratamento, elevação e transporte de água, para além de gerir as falhas de comunicação dos sistemas de telegestão.

Reerguer o saneamento, por etapas

O saneamento registou impactos significativos e mais prolongados. O subsistema da Ria Sul, em Aveiro, registou múltiplas inundações, que condicionaram acessos e levaram à paragem temporária de várias estações elevatórias. A operação foi retomada de forma progressiva mediante intervenções de limpeza, reposição de equipamentos e reinstalação de sistemas elétricos danificados. Na área operacional da Ria Norte, o cenário revelou-se mais estável, estando a operação normalizada, na semana seguinte à passagem da tempestade Kristin.

No subsistema do Mondego, as cheias provocaram inundações extensas que afetaram instalações como as ETAR de Choupal, Conraria, Moinhos, Ceira, Ribeira de Frades e Paúl de Arzila, com limitações de acesso durante vários dias e necessidade de intervenções de limpeza profunda e reposição gradual das operações.

As infraestruturas do subsistema operacional do Lis, no distrito de Leiria, também sofreram danos relevantes e a normalização, também, avança por etapas. As ETAR de Ansião e Santiago da Guarda foram as primeiras a retomarem o normal funcionamento, enquanto as ETAR do Juncal e de Pedreiras, em Porto de Mós, após inundações, estas infraestruturas exigiram, durante semanas, ações de manutenção continuadas e progressivas. Na Marinha Grande, as ETAR de Vieira de Leiria, São Pedro de Moel e ZI da Marinha Grande retomaram a total operacionais, três semanas após a passagem da Kristin, depois de muitas intervenções de recuperação nas semanas anteriores. Na ETAR de Olhalvas, em Leiria, fez-se progressivamente o retomar das operações logo após o impacto da tempestade Kristin, além da reposição do arranque biológico, procederam-se a intervenções nas vedações e na cortina arbórea, muito afetadas pelos ventos fortes. A situação mais complexa aconteceu e permanece na ETAR do Coimbrão, que já se encontra em funcionamento, e no respetivo sistema elevatório, que esteve submerso durante várias semanas. Na ETAR foram registados elevados danos, significativos em reatores, gasómetros, decantadores e centrifugas, equipamentos que têm vindo a merecer um esforço de recuperação e a retoma progressiva das operações, mas exigindo intervenções de curto e médio prazo. As elevatórias deste sistema EEB2, EEB3 e EEB7 encontram-se em processos de reposição, com substituição de bombas, recuperação de comunicações e estabilização operacional. A recuperação deste sistema de saneamento revelou-se particularmente desafiante, não apenas pela dimensão dos danos pelos ventos fortes, mas sobretudo pela sucessão de inundações que tornaram muitas instalações inacessíveis, submergindo equipamentos, impossibilitando a realização imediata de manobras operacionais e de manutenção. Várias equipas dos vários polos da AdCL têm coordenado esforços para o mais rápido restabelecimento da normalidade operacional.

Parcerias essenciais para o reerguer do território

Após as tempestades, e para além do exigente trabalho de retoma do funcionamento regular dos sistemas de abastecimento e saneamento, surgiram outros desafios associados aos danos provocados pelos fenómenos extremos, nomeadamente por movimentos de massa em taludes e vertentes. São exemplo as intervenções recentemente realizadas em Moinhos, Miranda do Corvo, em Taliscas, no concelho de Penela, na ETAR de Miranda do Corvo, na conduta elevatória de abastecimento para Travanca do Mondego, em Penacova, ou a rotura da conduta de elevação de água, em Ansião.

Investimento reforçado para reconstrução e resiliência

Para garantir a continuidade do serviço essencial em diversos pontos da região, foram contratados 30 geradores, num investimento que rondou os 100 mil euros, assegurando redundância energética em instalações onde o fornecimento elétrico permaneceu condicionado durante vários dias. A par destas medidas imediatas, a empresa continua a avaliar os impactos estruturais, provocados pelas cheias e pela tempestade, estimando-se que os danos globais nas infraestruturas de abastecimento e

saneamento ascendam a cerca de 8,5 milhões de euros. Este valor reflete não apenas as intervenções já realizadas, mas também os trabalhos de recuperação, reposição e estabilização que continuarão a decorrer ao longo das próximas semanas.

Há a expectativa e o compromisso da realização de intervenções para criar resiliência às infraestruturas de abastecimento e saneamento, face a futuros eventos meteorológicos e hidrometeorológicos, a suplantar várias dezenas de milhões de euros.

Comunidades, ambiente e saúde pública no centro da ação

Neste Dia Mundial da Água, a AdCL reforça também a importância de aproximar a comunidade do trabalho que, diariamente, é desenvolvido na proteção dos recursos hídricos, na saúde pública e na gestão do ciclo urbano da água. Para isso, ao longo das próximas semanas e durante todo o mês de abril, a empresa vai promover visitas guiadas às suas ETAR, permitindo que a população conheça, por dentro, os processos de tratamento, compreenda o impacto das recentes cheias nas infraestruturas e testemunhe o esforço técnico e humano envolvido na sua recuperação. Estas iniciativas de portas abertas oferecem uma oportunidade única para perceber como funciona o sistema, qual o papel das equipas no terreno e porque é essencial investir na resiliência e na adaptação das infraestruturas face aos fenómenos climáticos extremos.

A AdCL reafirma, assim, o seu compromisso com a reconstrução, a resiliência e a literacia ambiental. Neste Dia Mundial da Água, a empresa sublinha que o caminho passa por unir operação, prevenção, inovação e sensibilização - porque comunicar é compreender, e compreender é o primeiro passo para mudar.

Águas do Centro Litoral reforça medidas preventivas face à precipitação intensa

Perante as previsões de precipitação intensa e a subida do nível dos rios associadas às depressões Leonardo e Marta, a Águas do Centro Litoral (AdCL) reforçou um conjunto de medidas preventivas em infraestruturas estratégicas, com o objetivo de assegurar a continuidade de um serviço essencial e proteger a saúde pública.

A ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos tem vindo a reforçar a necessidade de uma atuação preventiva e planeada na gestão dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento. Neste contexto, a Águas do Centro Litoral ativou e intensificou medidas de mitigação do risco, em resposta às previsões de precipitação intensa e de eventuais cheias.

No decurso da presente semana, as ações mitigadoras foram reforçadas em várias infraestruturas da Região Centro Litoral.

Na sequência das cheias registadas em Coimbra em 2019, foi identificada a necessidade de reforçar a resiliência de infraestruturas críticas. Em 2020, por exemplo, foi realizada a empreitada de elevação da captação de água (PdH2) na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Boavista, uma intervenção estruturante que reduziu a vulnerabilidade da instalação a eventos de cheia e aumentou a sua segurança operacional.

No distrito de Coimbra, com especial incidência na resiliência do sistema de abastecimento de água, foram adotadas medidas de prevenção e contenção de cheias nas captações, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Boavista e na ETA de Alagoa.

No distrito de Leiria, foram implementadas medidas de natureza semelhante, quer ao nível das estações elevatórias de abastecimento de água, quer nas estações elevatórias de saneamento de águas residuais, com o objetivo de reduzir riscos operacionais e assegurar a continuidade dos serviços.

Entre as principais intervenções destacam-se a elevação de quadros elétricos, a colocação de ensecadeiras e a implementação de outras soluções técnicas destinadas à redução de riscos operacionais e ao aumento da resiliência das infraestruturas.

As equipas da Águas do Centro Litoral, com o apoio de empresas externas, encontram-se no terreno a acompanhar permanentemente a evolução da situação, assegurando a proteção da saúde pública, a segurança das infraestruturas e a continuidade e fiabilidade do serviço prestado às populações.

A AdCL mantém-se atenta à evolução das condições meteorológicas, em articulação com as entidades competentes, reforçando o seu compromisso com uma gestão responsável, preventiva e resiliente dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento.

Depressão Kristin leva à suspensão temporária de visitas à ETAR

A passagem da Depressão Kristin provocou danos em infraestruturas da Águas do Centro Litoral e levou à suspensão temporária de todas as visitas previstas no âmbito da campanha “Dia Aberto na ETAR”, incluindo as Estações de Tratamento de Águas Residuais localizadas na região de Leiria.

Na sequência da passagem da Depressão Kristin pelo território nacional e do rasto de destruição registado, em particular, na região de Leiria, a Águas do Centro Litoral (AdCL) informa que se encontram temporariamente suspensas todas as visitas às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) integradas na campanha “Dia Aberto na ETAR”.

As condições meteorológicas adversas causaram danos relevantes nas infraestruturas, resultantes, nomeadamente, da queda de árvores de grande porte, que afetaram acessos, áreas envolventes e componentes das instalações, com especial incidência nas ETAR de Olhalvas e Coimbrão. Neste contexto, tornou-se prioritária a reposição da normalidade das condições de segurança, bem como a avaliação técnica detalhada dos estragos provocados pela depressão.

A campanha “Dia Aberto na ETAR” prevê a abertura ao público de sete Estações de Tratamento de Águas Residuais, localizadas em Espinho, Cacia, Ílhavo, Choupal, Lousã, Coimbrão e Olhalvas (Leiria), e decorre de novembro de 2025 a março de 2026. Esta iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade ao sistema de saneamento, promovendo a transparência e a literacia ambiental, através da divulgação do percurso e do tratamento da água residual que diariamente chega às infraestruturas da AdCL.

Face à situação verificada, a AdCL decidiu suspender temporariamente todas as visitas presenciais, incluindo as previstas fora da região de Leiria, por forma a garantir condições de segurança adequadas e assegurar a normalização da atividade operacional.

A Águas do Centro Litoral encontra-se a acompanhar de forma permanente a evolução da situação e a desenvolver todos os esforços para assegurar a segurança de pessoas e bens, bem como a continuidade e qualidade do serviço público prestado. A retoma da campanha “Dia Aberto na ETAR” será oportunamente comunicada através dos canais institucionais, assim que estejam reunidas todas as condições de segurança.

Como alternativa às visitas presenciais, a AdCL relembra a disponibilidade de meios digitais de educação ambiental, com destaque para a visita virtual guiada a uma ETAR, acessível através do menu Educação Ambiental do website institucional e do respetivo canal de YouTube.

Exploradores da Água – Visitas virtuais com óculos de realidade virtual em 360º a Estações de Tratamento (ETA e ETAR). 

A Águas do Centro Litoral agradece a compreensão de todos e manifesta a sua solidariedade para com as populações e entidades afetadas pelos impactos da Depressão Kristin.

COMUNICADO | Restabelecimento do serviço de abastecimento de água a Leiria

A Águas do Centro Litoral restabeleceu, desde as 18h50 de sábado dia 31 de janeiro, o abastecimento à totalidade dos pontos de entrega (5) ao município de Leiria.

A inundação da estação elevatória de Porto Figueira, ocorrida na passada sexta-feira, limitou, em cerca de 1/3, o fornecimento de água ao concelho. Para a rápida reposição do normal funcionamento da infraestrutura, foram mobilizadas equipas de manutenção e operação de Leiria, Aveiro e Coimbra, que estiveram no terreno de forma célere e contínua.

A Águas do Centro Litoral agradece o apoio da Proteção Civil, da Câmara Municipal de Leiria, bem como das empresas do Grupo Águas de Portugal, da E-Redes e outras empresas, pela disponibilização de recursos necessários à reposição do normal funcionamento do sistema.

Para garantir o funcionamento regular das instalações, a empresa continua a recorrer a geradores em todas as captações, estações elevatórias e na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Paul – Monte Redondo, no concelho de Leiria.

No concelho de Ansião, prevê-se que a situação fique igualmente regularizada,  durante o dia de hoje, assegurando o fornecimento de água aos pontos de entrega da APIN, com recurso a geradores em todo o sistema.

Esta regularização foi condicionada por uma rotura numa conduta, agora resolvida.

A reposição do normal fornecimento de água revelou-se mais exigente do que inicialmente previsto, devido às dificuldades de acesso às instalações e ao reabastecimento de combustível.

As equipas técnicas da Águas do Centro Litoral mantêm um acompanhamento permanente da situação em ambos os concelhos, nomeadamente no que respeita ao abastecimento de combustível aos geradores.

A Águas do Centro Litoral mantém-se totalmente empenhada na proteção da saúde pública e na prestação de um serviço fiável às populações.

A AdCL reitera a garantia da qualidade de água fornecida aos municípios.