Responsabilidade Social

As Orientações Estratégicas

No quadro da missão que lhe está cometida, a AdCL deverá prosseguir as seguintes linhas de Orientação Estratégica:

Contribuir para a prossecução das políticas públicas e objetivos nacionais para o setor da água e do ambiente
  • Assegurando a prossecução das políticas sectoriais que enquadram a sua atividade;
  • Implementando estratégias que possibilitem assegurar a qualidade, continuidade e equidade no acesso aos serviços públicos de abastecimento de água e se saneamento de águas residuais;
  • Promovendo a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde pública das populações que servimos.

Assegurar a sustentabilidade económica e financeira do sistema multimunicipal
  • Prosseguindo a promoção da eficiência na prestação dos serviços e a implementação de soluções que promovam a resolução do défice tarifário, numa ótica de sustentabilidade económica e financeira das operações;
  • Promovendo a racionalização dos investimentos necessários à prestação dos serviços, com enfoque no dimensionamento adequado das novas infraestruturas e na conservação das já existentes, numa prudencial gestão do risco e mobilização de recursos financeiros.

Promover a sustentabilidade na utilização de recursos naturais
  • Desenvolvendo ações que visem a preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida e a promoção de soluções integradas para gestão do ciclo urbano da água;
  • Contribuindo para o desenvolvimento sustentável, desenvolvendo as soluções de aproveitamento dos ativos e recursos endógenos, de racionalização de consumos energéticos e de redução ou compensação de emissões;
  • Contribuindo para a preservação do património natural e ambiental, em harmonia com a requalificação ambiental dos recursos hídricos existentes na região onde se insere.

Implementar uma estratégia para o desenvolvimento socioeconómico da região

  • Contribuindo para a qualificação das competências humanas e empresariais regionais na área dos recursos hídricos, nomeadamente através da dinamização do mercado dos prestadores de serviços nas atividades de engenharia, e operação e manutenção;
  • Desenvolvendo uma estratégia integrada e de parceria de I&D, em consonância com os objetivos nacionais para este domínio.

Desenvolver uma cultura de grupo na empresa concessionária do sistema multimunicipal
  • Implementando uma gestão baseada nas competências e na capacidade produtiva do grupo empresarial que integra;
  • Assegurando uma cultura organizacional orientada para a utilização de um conjunto de práticas empresariais de referência.

As Orientações Estratégicas específicas dirigidas ao Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, S.A. têm por base os seguintes vetores:
  • Implementar uma filosofia de gestão profissionalizada, baseada nas competências adequadas e no incremento da capacidade produtiva segundo os mais exigentes parâmetros de qualidade, em prol do cumprimento da sua missão;
  • Adotar as melhores práticas de gestão, segundo os princípios de bom governo das empresas do Setor empresarial do Estado;
  • Desenvolver uma cultura organizacional orientada para a excelência do desempenho, através da utilização de um conjunto de práticas empresariais de referência, que possibilitem à empresa o sucesso no caminho da procura da sustentabilidade empresarial, assente, fundamentalmente, numa filosofia de gestão que contemple as dimensões económica, ambiental, social e ética.