Avaliação de Fornecedores



A avaliação de fornecedores é uma ferramenta utilizada para avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos a cada fornecedor/ fornecimento, com o objetivo de potenciar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos.

Anualmente, a AdCL promove a avaliação de fornecedores relativo ao ano anterior, de acordo com o procedimento PD. 14 – Avaliação de Fornecedores e respetivos impressos. 

Os fornecedores são avaliados de acordo com a sua tipologia (Serviços Continuados, Serviços Pontuais, Empreitadas e Bens) e os critérios de avaliação de desempenho são os seguintes: 
  • Reclamações Graves
  • Prazo
  • Cumprimentos dos Requisitos e do Sistema de gestão
  • Avaliação Qualitativa
  • Declaração de aceitação/Código de conduta

Além destes critérios, foi ainda definido internamente que:
  • Para os fornecedores de produtos / serviços com poucas entregas realizadas (<3), a classificação final deverá ser “B - Satisfaz”;
  • A existência de uma ou mais reclamações graves dá origem à classificação final de “D - Não satisfaz”.

Após a avaliação, e de acordo com o resultado alcançado, é atribuída uma classificação, devendo, em caso de avaliação inferior a satisfaz, ser tomadas medidas de modo a evitar futuros incumprimentos.

Nível de Avaliação de Desempenho Tipo de Fornecedor
 >=90% A - Muito Bom
 >=60% e <90%  B - Satisfaz
>=50% e <60%   C - Sob Observação
 <50%  D - Não Satisfaz

No final de cada avaliação, os fornecedores são informados do nível de avaliação de desempenho que obtiveram.