Avaliação de Fornecedores


A avaliação de fornecedores é uma ferramenta utilizada para avaliar o cumprimento dos requisitos exigidos a cada fornecedor/ fornecimento, com o objetivo de potenciar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos.

Anualmente, a AdCL promove a avaliação de fornecedores críticos ou relevantes relativamente ao ano anterior, de acordo com o procedimento PD. 14 – Avaliação de Fornecedores e respetivos impressos.

Os fornecedores são avaliados de acordo com a sua tipologia (Bens e Serviços ou Empreitadas) e os critérios de avaliação de desempenho são, entre outros, os seguintes:
  • Reclamações Graves;
  • Prazo;
  • Cumprimentos dos requisitos e do Sistema de Gestão;
  • Avaliação Qualitativa, como a qualificação dos recursos humanos e assistência após venda.


Após a avaliação, e de acordo com o resultado alcançado, é atribuída uma classificação, devendo, em caso de avaliação inferior a satisfaz, ser tomadas medidas de modo a evitar futuros incumprimentos.


Nível de Avaliação de Desempenho Tipo de Fornecedor
 >=90% A - Muito Bom
 >=60% e <90%  B - Satisfaz
>=50% e <60%   C - Sob Observação
 <50%  D - Não Satisfaz

No final de cada avaliação, os fornecedores são informados do nível de avaliação de desempenho que obtiveram.